PolíticaGeral

Projeto do governo do PR quer terceirizar três hospitais públicos

Debate na Alep foi marcado por bate-boca entre deputados

 Projeto do governo do PR quer terceirizar três hospitais públicos

Foto: reprodução/TV Assembleia

Um projeto de lei (PL) encaminhado à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) pelo governador Ratinho Junior (PSD) pretende terceirizar a gestão de três hospitais públicos do Estado: Hospital Regional de Ivaiporã, Hospital Regional de Telêmaco Borba e Hospital Regional do Centro-Oeste, em Guarapuava.

A proposta foi apresentada na quarta (23) e tramita em regime de urgência junto a outros 22 projetos encaminhados em um pacote de reformas. Desde o início das tramitações, deputados estaduais reclamam da falta de tempo para analisar as iniciativas com detalhamento.

Em mensagem para justificar o projeto, o governo chama a mudança de “concessão de uso”. O Poder Executivo diz que os serviços de saúde a serem prestados no modelo não precisam ser exclusivamente públicos. No entanto, há ressalvas para que as futuras concessionárias possam assumir a gestão dos hospitais, caso o projeto seja aprovado.

Entre elas: não gerar prejuízo ao serviço público, gratuito e universal hoje oferecido pelas instituições; não existir finalidade lucrativa; que não haja diferença qualitativa entre o serviço público e o serviço particular; em termos de quantidade, que o volume de serviço público seja sempre superior ao serviço particular.

O projeto prevê que os três hospitais, inaugurados em 2020, sejam concedidos para instituições filantrópicas privadas por vinte anos, com a possibilidade de renovação por mais vinte. Em sessão plenária nesta quinta-feira (24), deputados de oposição reagiram a proposta do governo.

A deputada Luciana Rafagnin (PT) criticou as medidas.

Também tramita na Alep um projeto que terceiriza serviços na segurança pública. A proposta quer revogar o artigo de uma lei – com a remoção de um trecho que impede a formalização de Parcerias Público-Privadas (PPPs) nos presídios.

Segundo a proposta, a intenção do governo é contratar empresas privadas para atividades como limpeza e alimentação. O modelo, de acordo com o Estado, funcionaria como cogestão, em que a administração estadual manteria o controle de tomada de decisões dentro das penitenciárias.

O Sindicato dos Policiais Penais do Paraná (Sindarspen) é contra o projeto. A entidade avalia que a mudança fere a constituição. Outra iniciativa quer aumentar o número de secretarias do Paraná de 15 para 24, 9 pastas a mais no primeiro escalão para a gestão que começa em 2023.

Há, também, uma proposta de aumento da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para produtos específicos, como refrigerantes.

O debate foi marcado por críticas da oposição e bate-boca entre deputados, como o protagonizado entre Professor Lemos (PT) e Missionário Ricardo Arruda (PL).

De segunda (21) a quarta (23), começaram a tramitar na Alep 22 projetos de lei, em regime de urgência, apresentados pelo Governo do Paraná com mudanças administrativas em esferas variadas da gestão pública.

Reportagem: redação.

Avatar

felipe.costa

Conselho de Alimentação Escolar pode ter mudanças em Curitiba

Conselho de Alimentação Escolar pode ter mudanças em Curitiba

Nova Lei da Merenda será votada na próxima segunda-feira, na Câmara Municipal de Curitiba

Lei quer estabelecer cotas para indígenas em concursos públicos

Lei quer estabelecer cotas para indígenas em concursos públicos

Medida foi colocada na pauta da Comissão de Constituição e Justiça

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Benefício é pago a outros cinco ex-governadores, num gasto anual estimado de R$ 2 milhões