Projeto “Escola Sem Partido” está pronto para ser votado em plenário na Câmara

 Projeto “Escola Sem Partido” está pronto para ser votado em plenário na Câmara

(Foto: reprodução/Google Street View)

(Foto: reprodução/Google Street View)

Um projeto de lei que prevê a instituição do programa Escola Sem Partido no sistema municipal de ensino está pronto para ser votado em plenário na Câmara de Curitiba. A proposta passou ontem (02) pela Comissão de Serviço Público da Casa, a última antes de o projeto poder ir para votação.

A exemplo da Comissão de Educação, que em dezembro de 2017 se manifestou contra o projeto, a Comissão de Serviço Público também deu parecer desfavorável à proposição. Mesmo assim, o projeto de autoria dos vereadores Ezequias Barros, do PRP, Osias Moraes, do PRB, e Thiago Ferro, do PSDB, já pode ser votado em plenário.

O primeiro parecer, pela legalidade da proposta, foi dado pela Comissão de Constituição e Justiça em novembro do ano passado, mesmo após consulta à Secretaria Municipal de Educação. A Secretaria afirmou, porém, que o projeto “não encontra respaldo na atual política educacional do município”. Apenas essas três comissões deveriam opinar sobre o tema, segundo orientação da Procuradoria Jurídica do Legislativo.

O projeto de lei pretende afixar cartazes nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil, os CMEIs, com deveres dos professores. Dentre outros itens, determina que o poder público não “interferirá no processo de amadurecimento sexual dos alunos ou permitirá qualquer forma de dogmatismo ou proselitismo na abordagem das questões de gênero”. O voto contrário aprovado ontem (02) foi de autoria da vereadora Professora Josete, do PT, e teve o apoio dos vereadores Professor Euler, do PSD, e Tico Kuzma, do Pros.

Na ausência dos vereadores Paulo Rink, do PR, e Oscalino do Povo, do Podemos, presidente e vice da Comissão de Serviço Público, a reunião foi coordenada por Professora Josete. Ela pediu, e teve o aval dos colegas, para anexar ao projeto Escola Sem Partido manifestações contrárias à iniciativa do Conselho Estadual de Educação, de comissão do Senado Federal, do Laboratório de Investigação de Corpo, Gênero e Subjetividades na Educação da Universidade Federal do Paraná, da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB e de manifestações do Supremo Tribunal Federal.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem