Especiais

Projeto leva arte às crianças internadas no Hospital Pequeno Príncipe

 Projeto leva arte às crianças internadas no Hospital Pequeno Príncipe

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação/ Lucas Amorim)

É assim, com cantigas cheias de significado, que o grupo do projeto Pipocas de Histórias adentra cada leito do Hospital Pequeno Príncipe em Curitiba e enche o espaço de amor e esperança. Os atores contam histórias voltadas ao público infantil com música e levam os pequenos pacientes a um mundo onde a doença não impede que a alegria seja extravasada. A iniciativa está na quarta edição. Serão um total de 48 apresentações que se encerram no início do mês de maio.

O coordenador do projeto, Luiz Teixeira, explica que as ações ocorrem todas as quintas-feiras, de manhã e à tarde, e levam as fábulas populares aos pacientes e aos familiares acompanhantes.

As atividades lúdicas contribuem para despertar, valorizar e exercitar o imaginário infantil. A arte abre a possibilidade para que as crianças enxerguem as circunstâncias difíceis de uma forma mais leve.

O projeto Pipocas de Histórias acontece desde o final de 2018 no Hospital Pequeno Príncipe. Mais de 800 pessoas, entre pacientes e acompanhantes, assistiram as encenações. A Eloá, de apenas 7 anos, faz parte desse público. Ela é do interior do Estado e está em Curitiba para fazer um cateterismo. A pequena se diverte com os atores e até esquece que está num hospital.

Para os familiares que acompanham os pacientes a interação com os artistas alivia um pouco a angústia da espera por um diagnóstico ou pela cura de uma doença. Para mãe da Eloá, Themis Sehnem, as encenações atenuaram o peso de aguardar a cirurgia tão delicada da filha.

Quem quiser conhecer mais sobre o projeto pode acessar a página no facebook.com/ pipocasdehistórias.

Reportagem: Juliana Goss

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

XVII CONPARH reúne 60 palestrantes em Curitiba

XVII CONPARH reúne 60 palestrantes em Curitiba

Ela é uma das organizadoras do XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos, em Curitiba

Economia é destaque em debate com Heloisa Menezes

Economia é destaque em debate com Heloisa Menezes

Ela é uma das palestrantes do XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos, em Curitiba

CONPARH chega a XVII edição em Curitiba

CONPARH chega a XVII edição em Curitiba

Ele é um dos organizadores do XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos, em Curitiba