CuritibaGeral

Projeto que acaba com distanciamento obrigatório em filas é aprovado na Câmara de Curitiba

 Projeto que acaba com distanciamento obrigatório em filas é aprovado na Câmara de Curitiba

Foto: Rodrigo Fonseca/CMC

O projeto de lei que acaba com o distanciamento social obrigatório nas filas de comércios de Curitiba volta a ser discutido amanhã (quarta-feira, 17) na Câmara Municipal. A proposta foi aprovada por unanimidade, com 33 votos, na sessão de hoje (terça-feira, 16), em primeiro turno. A iniciativa retira da lei municipal de enfrentamento à pandemia, a possibilidade de multa ao comerciante, por não organizar o próprio comércio para o respeito ao distanciamento social de um metro e meio.

O autor da proposta, vereador Pier Petruzziello (PTB), diz que a possibilidade de punição não faz mais sentido na cidade, no atual momento da pandemia.

Atualmente, o comerciante que não organiza as filas dentro do próprio estabelecimento para o respeito ao distanciamento social, pode ser multado em valores que podem chegar a 150 mil reais. Segundo a proposta, com a melhora dos indicadores de saúde já é possível flexibilizar a regra. Para o vereador, a exclusão da possibilidade de multa traz segurança jurídica aos empresários.

Mesmo com a revogação da obrigatoriedade em relação às filas, o comerciante continuará obrigado a respeitar demais medidas de controle da pandemia, como obrigar o uso de máscaras dentro dos estabelecimentos, fornecer os equipamentos de proteção aos funcionários e disponibilizar o álcool em gel a todos os frequentadores. Para passar a valer, o texto precisa ser aprovado em segundo-turno amanhã (quarta-feira, 17) na casa legislativa; e depois ser sancionada pelo prefeito Rafael Greca (DEM).

Reportagem: Leonardo Gomes/David Musso

Avatar

David Musso

Apresentador | Repórter | Jornalista | Twitter: @drmusso

Curitiba recebe evento automotivo com coleção do Ayrton Senna

Curitiba recebe evento automotivo com coleção do Ayrton Senna

O evento acontece no feriado da Páscoa, entre os dias 28 e 31 de março

Semana Santa altera trânsito em Curitiba

Semana Santa altera trânsito em Curitiba

Procissão católica passará por ruas centrais