CuritibaEconomia

Projeto que congela o valor do IPTU para 2022 é votado na segunda (6) pelos vereadores de Curitiba

 Projeto que congela o valor do IPTU para 2022 é votado na segunda (6) pelos vereadores de Curitiba

Um projeto de lei que adia a atualização do valor venal dos imóveis de Curitiba para outubro do ano que vem, deve ser votado na próxima segunda-feira (6), na Câmara Municipal de Curitiba. O valor venal é usado como base para o cálculo do valor do IPTU – o Imposto Predial e Territorial Urbano.

A legislação em vigor determina a atualização anual do valor de venda dos imóveis urbanos, para efeito do cálculo do valor do imposto. Se aprovado o projeto, deve ser mantido para o ano que vem o mesmo valor do imposto cobrado neste ano pela prefeitura de Curitiba.

O projeto será votado em regime de urgência e não passa, portanto, pelas comissões temáticas da casa. O autor da medida é o prefeito Rafael Greca (DEM). Na mensagem enviada aos vereadores, ele considera que não é razoável subir o valor do imposto em um momento de ensaio de recuperação econômica na cidade.

Um dos reflexos da pandemia da Covid-19 foi a valorização dos imóveis, por conta da busca de investimentos seguros. Dados do indicador FipeZap apontam um aumento de 14% no preço dos imóveis residenciais em Curitiba, nos últimos 12 meses. Somente neste ano, o preço dos imóveis subiu 12% na capital paranaense.

Apesar da valorização, o prefeito considera que a renda das famílias caiu. Para Greca, a renúncia da receita decorrente de uma eventual aprovação do projeto é uma medida de responsabilidade social do Poder Público.

Reportagem: David Musso

Avatar

David Musso

Apresentador | Repórter | Jornalista | Twitter: @drmusso

Curitiba recebe evento automotivo com coleção do Ayrton Senna

Curitiba recebe evento automotivo com coleção do Ayrton Senna

O evento acontece no feriado da Páscoa, entre os dias 28 e 31 de março

Semana Santa altera trânsito em Curitiba

Semana Santa altera trânsito em Curitiba

Procissão católica passará por ruas centrais