Projeto quer obrigar inspeções em sistemas de para-raios
Só no ano passado mais de um milhão de raios atingiram o Paraná
Um projeto de lei que obriga a inspeção periódica de para-raios em locais públicos e privados foi apresentado na Assembleia Legislativa do Paraná nesta terça-feira (22). O projeto é uma sugestão encaminhada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PR), que indicou 25 projetos para análise, sendo que 11 deles, de âmbito estadual, foram priorizados para serem debatidos pelo Poder Legislativo. A proposta foi apresentada pelo deputado Fabio Oliveira.
Segundo o Simepar, só no ano passado mais de um milhão de raios atingiram o estado. O índice foi 27% maior que o contabilizado em 2022 e o maior em três anos. O período com maior incidência de raios ocorre entre os meses de janeiro a março e outubro a dezembro.
A iniciativa contempla ações preventivas essenciais, como a inspeção para detecção precoce, que permite a identificação de falhas e danos em estágios iniciais, possibilitando correções rápidas e eficazes e evita graves acidentes que podem resultar em perdas humanas e danos materiais.
De acordo com o texto, as penalidades previstas para a não realização das inspeções periódicas incluem advertências e multas. Em casos de reincidência, as sanções podem ser agravadas.
Informações: Lorena Pelanda, com assessoria