PolíticaCidadania

Concursos: projeto que reserva vagas para PCDs avança na CMC

Projeto de lei atualiza legislação municipal para cumprir o que determina a Constituição Federal

 Concursos: projeto que reserva vagas para PCDs avança na CMC

Ilustração/Canva

O projeto que reserva 5% das vagas dos concursos públicos de Curitiba para pessoas com deficiência já está apto para ser discutido e votado pelo plenário da Câmara Municipal. O texto-base foi aprovado na sessão desta terça-feira (9) da Comissão de Serviço Público.

A proposta tem como objetivo adequar a legislação municipal à Constituição Federal, que prevê que a administração pública reserve até 20% dos cargos e empregos para pessoas com deficiência. Um Decreto Federal de 2018 institui um porcentual mínimo de 5%.

Segundo a justificativa do projeto apresentado na Câmara, o decreto municipal que dispõe sobre a reserva de vagas em Curitiba é anterior aos principais marcos legais na área dos direitos da pessoa com deficiência. Por isso, carrega erros e vícios que precisam ser corrigidos ou atualizados.

Segundo a proposta, entre as falhas da legislação atual está a visão errônea de deficiência, “dentro de um modelo médico ultrapassado, em desacordo com o estabelecido atualmente sobre a temática”.

Ao todo, a Comissão de Serviço Público analisou cinco projetos na reunião desta terça-feira (9). Todos receberam parecer favorável.

Outros dois também debatem temas relacionados às pessoas com deficiência, estabelecendo critérios para a redução de jornada de trabalho para PCDs ou genitores, curadores e responsáveis legais de pessoas com deficiência.

Também receberam pareceres favoráveis o projeto que atualiza regras para o controle da poluição sonora veicular, e o projeto apresentado pela Prefeitura de Curitiba sobre a promoção e realização de eventos de grande porte.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

28 Fóruns Eleitorais abrem em regime de plantão

28 Fóruns Eleitorais abrem em regime de plantão

Entre cidades com atendimento diferenciado estão Curitiba e oito municípios da RMC

Vereadores discutem Disque-Denúncia sobre ideologia de gênero nas escolas

Vereadores discutem Disque-Denúncia sobre ideologia de gênero nas escolas

A criação da ferramenta foi aprovada em votação simbólica pela Câmara Municipal de Curitiba

Pinheirinho pode ter um polo gastronômico

Pinheirinho pode ter um polo gastronômico

O projeto de lei segue para sanção ou veto do prefeito