CuritibaGeral

Projeto tenta obrigar bancos a adaptarem portas giratórias em Curitiba

A ideia é exigir a instalação de acessos laterais ou a substituição dos equipamentos

 Projeto tenta obrigar bancos a adaptarem portas giratórias em Curitiba

Foto: Chico Camargo/Arquivo/CM

Em tramitação na Câmara de Curitiba, um projeto de lei pode obrigar  instituições bancárias e financeiras a adaptarem as portas giratórias para pessoas com deficiências (PCDs). A ideia é exigir a instalação de acessos laterais que facilitem a entrada ou a substituição das portas giratórias como um todo, para cumprir o objetivo de acessibilidade. Além disso, o projeto também exige a retirada de possíveis obstáculos e desníveis no chão que possam atrapalhar ou até mesmo impedir a locomoção de pessoas com mobilidade reduzida ou em cadeiras de rodas.

Conforme a Câmara, a proposta se baseia no Estatuto da Pessoa com Deficiência, criado em 2015. Assim, a instituição que não realizar as adaptações poderá ser penalizada com uma notificação. Caso essa não seja acatada no prazo de 30 dias, o alvará de funcionamento poderá ser suspenso e a suspensão só será cancelada após o cumprimento da lei.

Segundo o autor do projeto, vereador Toninho da Farmácia (União), a ideia é trazer uma regulamentação das reivindicações de famílias que contam com membros com deficiência física ou com mobilidade reduzida que, pela dificuldade de acesso, quase não utilizam as instituições bancárias e financeiras, pois se sentem constrangidos e inferiorizados.

Trâmitação

Protocolado no dia 6 de setembro, o projeto aguarda instrução da Procuradoria Jurídica (Projuris) da Câmara para então seguir para a análise das comissões, a começar pela de Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Caso acatada, a iniciativa seguirá para os outros colegiados permanentes, indicados pela CCJ de acordo com o tema da proposta. As comissões podem solicitar estudos adicionais, anexação de documentos, revisões no texto e posicionamento de órgãos públicos.

Concluída essa etapa, o projeto estará apto para a votação em plenário, sendo que não há um prazo regimental para a tramitação completa. Se aprovado, será encaminhado para sanção do prefeito. Se vetado, caberá à Câmara a palavra final – ou seja, se mantém o veto ou promulga a lei.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Evento gratuito tira dúvidas dos idosos sobre tontura

Evento gratuito tira dúvidas dos idosos sobre tontura

Público-alvo da ação são pessoas com mais de 65 anos

Campanha gratuita para troca de livros acontece na Rua XV

Campanha gratuita para troca de livros acontece na Rua XV

Projeto #CirculeUmLivro tem o objetivo de incentivar a leitura e a economia circular

Bruce Dickinson participa de duelo de esgrima em Curitiba

Bruce Dickinson participa de duelo de esgrima em Curitiba

Disputa aconteceu na tarde desta terça-feira (23), na praça Afonso Botelho

Fluxo é normalizado no Contorno Norte

Fluxo é normalizado no Contorno Norte

Rodovia ficou cerca de 6 horas com bloqueio parcial após tombamento de caminhão