Projetos apresentados por estudantes do programa Parlamento Jovem são votados e aprovados na Câmara

(Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Dois projetos apresentados por estudantes no programa Parlamento Jovem saíram do papel, foram votados e aprovados em primeiro turno na Câmara Municipal de Curitiba. As duas propostas adotadas pela Comissão de Educação, Cultura e Turismo da Casa partiram de vereadores mirins da primeira edição do programa, realizada no ano passado. As iniciativas tratam do combate ao bullying e da educação ambiental.

O vereador Professor Euler, do PSD, explica que os estudantes foram eleitos nos mesmos moldes de uma votação convencional, por meio da iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná e foram convidados para acompanhar a discussão dos projetos de lei. 

A primeira proposta institui a Semana de Conscientização e Combate ao Bullying. O projeto permite à Prefeitura estabelecer parcerias com entidades públicas e privadas para realização de ações durante o período. Um dos estudantes que participou da elaboração da iniciativa, Caynã Simões, esteve na sessão de hoje (24) da Câmara e explicou que a intenção é promover o debate do assunto em sala de aula.

A segunda proposta dos estudantes é voltada ao tema ambiental, com a instituição da Semana do Ambientalismo Consciente. O período será dedicado a atividades alusivas a temas como poluição, reciclagem e à separação de lixo, bem como a destinação adequada de óleo de cozinha. O Executivo ficaria responsável pela realização dos eventos.

A aluna Júlia Giroldin, destacou no plenário a importância da iniciativa.

Na primeira edição do Parlamento Jovem, estudantes de quatro colégios estaduais tomaram posse em fevereiro de 2018. Eles receberam orientações sobre o funcionamento do Legislativo e da atuação parlamentar. O programa é desenvolvido pelo TRE-PR, por meio da Escola Judiciária, em diversos municípios do estado.

Já neste ano, uma segunda edição foi realizada quando estudantes do Ensino Médio do Sesi Boqueirão puderam vivenciar a rotina dos vereadores. 

Reportagem: Juliana Goss