Projetos virtuais e editais público são alternativa para artistas durante a pandemia

 Projetos virtuais e editais público são alternativa para artistas durante a pandemia

Foto: Cido Marques/FCC

Foto: Cido Marques/FCC

Entre as profissões mais afetadas pela pandemia de coronavírus, os artistas são os que precisaram paralisar completamente as atividades. Sem público não há espetáculo – e praticamente toda a agenda cultural da cidade foi suspensa. Inclusive o tradicional Festival de Teatro de Curitiba, que teve a edição deste ano adiada para setembro.

No entanto, a categoria também se reinventou e tem adaptado a forma de chegar aos espectadores, seja por meio virtual ou com a proteção dos vidros dos carros nos drive in. Para a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, as novas experiências artísticas tendem a se manter mesmo após a pandemia.

A Fundação Cultural de Curitiba afirma estar prestando apoio aos artistas da capital. Entre as iniciativas adotada pela FCC está o edital de apoio a projetos audiovisuais, lançado em abril, que prevê a destinação de R$ 1.500 para 300 produções de vídeo que serão selecionados para veiculação nas redes sociais da Fundação.

Ana Cristina lista ainda outras medidas adotadas para diferentes áreas culturais.

Há ainda iniciativas na área da dança, da literatura e de artes em geral, com exposições virtuais. De acordo com a presidente da Fundação, está previsto o lançamento de um novo edital com foco no apoio a técnicos e profissionais em geral que atuam nos bastidores em relação às artes. A data ainda não foi definida, mas ela afirma que deve ocorrer entre os próximos 45 e 50 dias. Ela aposta também no recebimento de recursos com base  na Lei Emergencial de apoio à cultura do Governo Federal.

O projeto de lei já teve a aprovação na câmara dos deputados e aguarda a votação do senado. 

Reportagem: Ana Flavia Silva e equipe

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem