ParanáGeral

Protesto de policiais civis termina em confusão em Curitiba

Policiais ocuparam parcialmente a Avenida Victor Ferreira do Amaral por uma hora

 Protesto de policiais civis termina em confusão em Curitiba

Foto: Leonardo Gomes

Um protesto de policiais civis terminou em confusão em Curitiba nesta segunda-feira. Um grupo de delegados e outros agentes da corporação se manifestou com faixas e gritos de ordem contra os valores de reajustes sancionados para as forças de segurança. Os policiais ocuparam parcialmente, por mais de uma hora, a Avenida Victor Ferreira do Amaral, no bairro Tarumã, em frente ao Detran-PR (Departamento de Trânsito do Paraná). A tropa de Choque da Polícia Militar (PM) foi acionada e houve confusão. Agentes usaram spray de pimenta para dispersar os manifestantes. Além disso, empurrões e agressões foram registradas entre policiais e seguranças.

O protesto ocorreu simultaneamente ao evento de inauguração do Detranzinho, uma “minicidade” para educação infantil sobre trânsito, que contou a presença do governador Ratinho Junior (PSD) e demais autoridades. Questionado pela imprensa, o chefe do Executivo lamentou a confusão.

Alvo das críticas e do protesto, a lei sancionada pelo governador aplicou reajustes salariais diferentes entre policiais que estão em começo de carreira e agentes que possuem anos de trabalho. Para a categoria, a decisão faz um “achatamento” da tabela salarial e cria diferenças entre as classes policiais.

Em nota, o Governo do Paraná disse que respeitou a manifestação, mas que ela não pode impedir atividades rotineiras de outros órgãos públicos ou interromper o trânsito de uma avenida importante da cidade. Por fim, o governo informou que vai apurar se houve excessos na ação e tomará as medida cabíveis.

A Polícia Militar (PM), por sua vez, informou que foi acionada para acompanhar o protesto e no momento em que os ânimos ficaram mais exaltados, as equipes interviram, utilizando o mínimo possível de reforço.

O trânsito na Avenida Victor Ferreira do Amaral ficou totalmente bloqueada por cerca de 40 minutos, no sentido Centro. Após a dispersão dos manifestantes o trânsito voltou ao normal.

Reportagem Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Consumo e porte de drogas no Paraná cresce em 50%

Consumo e porte de drogas no Paraná cresce em 50%

Curitiba lidera o número de ocorrências envolvendo uso e porte de drogas, com 3.369 registros

Erro processual anula julgamento realizado há dois anos, em Curitiba

Erro processual anula julgamento realizado há dois anos, em Curitiba

Juiz do tribunal do júri ordenou intimação por WhatsApp, ao invés do sistema eletrônico

Covid: Paraná comunicou Saúde sobre falta de vacinas em março

Covid: Paraná comunicou Saúde sobre falta de vacinas em março

Curitiba suspendeu a imunização para pessoas a partir de 12 anos

Ponta Grossa deve liderar produção de cevada no Paraná

Ponta Grossa deve liderar produção de cevada no Paraná

Em 2024, a região deve aumentar em 10% a quantidade de hectares