PolíticaEleições 2018

PSOL aguarda registro de candidatura de Richa no TRE para pedir impugnação

 PSOL aguarda registro de candidatura de Richa no TRE para pedir impugnação

(Foto: Orlando Kissner/ANPr)

Advogados do Diretório Estadual do PSOL do Paraná aguardam o registro da candidatura do ex-governador Beto Richa (PSDB) ao Senado Federal para já ingressar com pedido de impugnação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), com base na Lei da Ficha Limpa. Após o registro, que deve ser feito até 15 de agosto, o prazo para pedidos de impugnação é de cinco dias.

Richa e a esposa, Fernanda, foram condenados em segunda instância em ação cível por uso de dinheiro público para pagamento de diária em hotel de Paris, em 2015. A decisão da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ) é de terça-feira (7) e determina que os valores sejam devolvidos.

O acórdão com os pareceres dos cinco magistrados da câmara ainda não foi publicado e não há pronunciamento sobre eventual crime contra o patrimônio público, o que poderia impedir a candidatura de Richa. Como os quatro desembargadores e o juiz substituto da câmara não se pronunciaram sobre a ocorrência de dolo, não há como afirmar se cabe a aplicação da Lei da Ficha Limpa. A ação popular foi ajuizada em 2015 por advogados do escritório Bentivenha Advocacia Social e militantes do PSOL e PSTU.

O advogado Ramon Bentivenha, que assina a petição inicial, afirma que vai aguardar a publicação do acórdão antes de avaliar se cabe recurso para tentar a inelegibilidade de Beto Richa.

Bentivenha diz que é provável que a decisão seja utilizada na Justiça Eleitoral por adversários políticos de Richa. O objetivo, segundo o advogado, é questionar se ele ainda pode ser eleito no próximo pleito.

O pedido de impugnação, que já está pronto e aguarda apenas o registro da candidatura de Richa, é assinado pelos advogados Leandro Santos Dias, Samara de Castro e Bruno Meirinho.

O casal foi condenado em junho de 2017 a ressarcir os cofres públicos por gastos em uma parada não-oficial em Paris, no meio de uma viagem governamental à China, em 2015. Os gastos são estimados em quase R$ 160 mil. Quatro pessoas fizeram parte da comitiva, incluindo o governador e a esposa dele, Fernanda Richa, que deixa hoje a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social no governo Cida Borghetti, do PP.

Eles ficaram no Hotel Napoléon, onde a diária custaria, na época, cerca de 250 euros por pessoa. Por meio de nota, a defesa do ex-governador Beto Richa reforça que entende que a decisão é equivocada e que entrará com o recurso após a publicação do acórdão, para que seja restabelecida a justiça neste caso.

Reafirma também o posicionamento em função de o ex-governador ter restituído voluntariamente as sobras de diárias ao final da missão internacional, que teve como objetivo a busca de novos investimentos e oportunidades de empregos para o Paraná. Reitera ainda que os valores ressarcidos foram superiores aos utilizados na parada em Paris.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

De acordo com a nova lei, o ITCMD vai passar a ter alíquota progressiva

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Estudo aponta que 87% dos senadores eleitos no estado tem vínculo antigo com a política

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

Em entrevista à BandNews FM, prefeito diz querer cuidar da Região Metropolitana de Curitiba

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

A proposta discute os valores éticos para o uso da tecnologia