Política

PT e CUT prometem recorrer contra desocupação da vigília pró-Lula

 PT e CUT prometem recorrer contra desocupação da vigília pró-Lula

(Foto: reprodução/Facebook PT-PR)

(Foto: reprodução/Facebook PT-PR)

Os movimentos e partidos que participam da Vigília Lula Livre, nas proximidades da sede da Polícia Federal, afirmam que vão recorrer à segunda instância do Poder Judiciário contra uma decisão que determina a desocupação da área. Eles também pediram uma audiência com a governadora Cida Borghetti (PP) para discutir o caso. O juiz Jailton Tontini, da 3.ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba, determinou nesta segunda-feira (28) que o acampamento em apoio ao ex-presidente, preso desde 7 de abril na sede da Polícia Federal, no Santa Cândida, seja removido e autoriza o uso de força policial para o despejo.

Na época da prisão, os manifestantes chegaram a montar um acampamento no local. Mas depois de uma liminar de que determinou pela primeira vez a desocupação, os integrantes dos movimentos sociais firmaram um acordo com autoridades e mantiveram no local apenas algumas tendas instituição, que servem de suporte para atos públicos diários realizados na vigília. O acampamento foi transferido para terrenos particulares.

Mas o juiz Jailton Tontini não reconhece o acordo nem a possibilidade de conciliação com o autor do pedido de desocupação, que é o Município de Curitiba. O presidente estadual do PT, Doutor Rosinha, critica a saída da Prefeitura de Curitiba das negociações, das quais participou inicialmente, e classifica como arbitrária a decisão do juiz.

Ao indeferir o recurso do Partido dos Trabalhadores, Tontini afirma que a decisão liminar não está sendo cumprida pelo PT e pela Central Única dos Trabalhadores (CUT). O juiz aplica a cada uma das duas organizações multa de R$ 500 mil por dia até que a decisão seja cumprida. Ele também solicita auxílio de força policial à governadora Cida Borghetti, ao Secretário de Estado da Segurança Pública, Julio Cezar dos Reis, e à Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha, para o imediato cumprimento da ordem de desocupação da área.

Doutor Rosinha diz que o juiz ignora pedidos de reconhecimento do acordo, assim como de conciliação apresentado pelo Ministério Público e pelo próprio PT. O presidente do PT no Paraná afirma que os movimentos sociais vão manter a vigília e buscar novamente uma negociação, ao mesmo tempo em que vão recorrer à Justiça.

O governo do estado informa, por meio da assessoria de Comunicação, que ainda não foi notificado da decisão judicial. Também afirma que não vai discutir o assunto com os participantes da vigília ou se manifestar sobre o assunto antes da notificação.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Câmara de Curitiba votará em regime de urgência financiamento popular

Câmara de Curitiba votará em regime de urgência financiamento popular

700 moradias do Programa do Governo Federal serão construídas no Parque do Pinhal e Corbélia

Placas turísticas trilíngues podem se tornar obrigatórias no Paraná

Placas turísticas trilíngues podem se tornar obrigatórias no Paraná

Projeto que tramita no Legislativo Estadual quer implantar as placas em pontos turísticos do estado

Conselho de Ética da Câmara mantém mandato de Maria Letícia

Conselho de Ética da Câmara mantém mandato de Maria Letícia

Ficou definida a suspensão das prerrogativas da vereadora pelo prazo de seis meses

Vereador vota contra cassação de Maria Letícia

Vereador vota contra cassação de Maria Letícia

Angelo Vanhoni pediu vista na última sessão do Conselho de Ética