PUC suspende aulas e formatura é adiada por causa de alagamento; crianças tiveram que ser retiradas de escolas

 PUC suspende aulas e formatura é adiada por causa de alagamento; crianças tiveram que ser retiradas de escolas

(Foto: divulgação/ Amanda Castro)

(Foto: colaboração/ Amanda Castro)

Duzentas pessoas foram afetadas em função da chuva da tarde desta quinta-feira (21), de acordo com balanço da Prefeitura. Crianças tiveram que ser retiradas de escolas, depois que 13 unidades registraram alagamentos. O município contabilizou trinta e uma ocorrências de quedas ou risco de quedas de árvores, queda de muro nos bairros Cajuru e Uberaba, e queda de um telhado no Cajuru. Cinco pessoas ficaram desalojadas e estão na casa de parentes. Para algumas famílias foram entregues roupas, colchões e alimentos.

A quantidade de chuva na capital entre 15h e 17h foi de 118,4 milímetros, o equivalente a 80,5% dos 147 milímetros esperados para o mês inteiro, de acordo com o Simepar. Os ventos chegaram a 51,5 km/h. Apenas entre 16h e 17h, foram registrados 69,6 milímetros, o maior volume de chuva acumulado no intervalo de apenas uma hora desde o início das medições do Simepar, em junho de 1997. A área mais prejudicada de Curitiba foi a região centro-sul, que compreende bairros como Uberaba, Jardim das Américas, Jardim Botânico, Boqueirão e Alto da XV.

Os abrigos da Fundação de Ação Social (FAS) no Centro e no Parolin também ficaram alagados. As Casas de Passagem Jardim Botânico e Plinio Tourinho têm capacidade para atender 170 homens. Todos foram transferidos para as unidades de acolhimento institucional Boqueirão e Campina do Siqueira, e para as casas de passagem Bairro Novo e Rebouças, que juntas ofereciam no momento 109 vagas.

Além disso, para atender toda demanda, a FAS abriu mais 70 vagas emergenciais na República Boqueirão. O prédio administrativo da PUC Paraná no bairro Prado Velho precisou ser esvaziado para que os funcionários pudessem sair em segurança. O auditório e o estacionamento da universidade também ficaram alagados. As aulas desta quinta à noite (21) e sexta (22) pela manhã foram canceladas.

O Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná, no bairro Jardim das Américas, também teve os estacionamentos parcialmente alagados. A instituição deixou a critério de cada setor dos diversas unidades de Curitiba decidir sobre a manutenção das aulas nesta semana. Segundo o coordenador técnico da Defesa Civil de Curitiba, inspetor Nelson Ribeiro, os atendimentos mais preocupantes foram os realizados em escolas e em uma casa no bairro Uberaba, onde uma família precisou ser resgatada.

As famílias desabrigadas – todas na região do Uberaba – não haviam precisado de acolhimento em abrigo público. Segundo o inspetor Nelson Ribeiro, a expectativa é de que com a diminuição da chuva elas possam retornar para casa.

Uma turma de acadêmicos de Psicologia da PUC Paraná ficou sem formatura na noite desta quinta-feira (21). A colação de grau seria realizada no principal auditório da universidade, o Tuca, que ficou totalmente alagado. A água cobriu as cadeiras na parte mais baixa do espaço e chegou até a borda do palco. A formanda e oradora da turma, Caroline Batistão, diz que foi pega de surpresa com o cancelamento da solenidade.

A chuva também comprometeu a distribuição de energia em parte da cidade de Curitiba. Às 17h desta quinta-feira, cerca de 5 mil unidades consumidoras ficaram sem luz. Segundo a Copel, apesar de uma chuva forte, os ventos foram moderados, o que evitou que a rede fosse mais prejudicada. Às 19h30, apenas 700 unidades ainda estavam desligadas.

Cerca de 200 pessoas, entre guardas municipais de Curitiba, técnicos das administrações regionais, agentes do meio ambiente, da FAS e da Defesa Civil municipal, trabalharam para atender as ocorrências e ainda devem manter o trabalho de rescaldo nesta sexta-feira (21).

Reportagem: Lenise Klenk

(Foto: colaboração/ Amanda Castro)
(Foto: colaboração/ Amanda Castro)
(Foto: colaboração/ Amanda Castro)
(Foto: colaboração/ Amanda Castro)
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.