COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Código de Resposta Rápida oferece vantagens para empresas e clientes

 QR Code é alternativa ágil e segura para todos os tipos de negócio

Foto: divulgação

O QR Code vem se destacando como uma das opções mais ágeis e eficientes, oferecendo vantagens como segurança e praticidade tanto para os consumidores quanto para os donos de negócios.

Essa tecnologia está presente nos mais diversos locais como restaurantes, redes sociais, bilhetes, embalagens de produtos, para acessar sites e, principalmente, para realizar pagamentos. Aliás, com o PIX, que inclui a opção de “Pix QR Code”, essa tecnologia acabou se popularizou ainda mais. Por isso, é fundamental que qualquer tipo de negócio disponibilize essa tecnologia para os clientes. Afinal de contas, ela oferece um diferencial importante, facilitando as transações e proporcionando uma melhor experiência ao longo da jornada de compra.

Vale destacar que o QR Code, sigla que traduzida para o português significa Código de Resposta Rápida, funciona por meio do armazenamento de caracteres numéricos e alfanuméricos, além do alfabeto japonês. A partir desses caracteres é possível determinar o que os usuários visualizarão ao apontar sua câmera para o código.

As extremidades têm quatro caixas que delimitam e identificam o seu formato. Já os dados são inseridos e codificados em módulos de bytes na parte interna delas. Portanto, a versão do código e o que será transmitido aos clientes dependerão dessas informações.

Outro detalhe importante é que o QR Code pode ser desenvolvido por softwares específicos ou então criado com aplicativos de celular. Portanto, não exige conhecimento técnico elevado.

Os empresários interessados em criar um código de resposta rápida para os seus negócios devem seguir os seguintes passos:

  1. encontre um gerador de QR Code: existem diversos sites que oferecem a ferramenta gratuitamente;
  2. escolha o tipo de informação que deseja codificar: como a URL de um site, o endereço de um e-mail ou dados de pagamento, entre outros;
  3. insira a informação desejada: adicione os dados que quer codificar no campo indicado pelo gerador de código;
  4. personalize o QR Code: muitos geradores permitem personalizar o código adicionando o logo ou as cores da sua empresa;
  5. baixe o código: depois que tudo estiver finalizado, basta baixar o arquivo (é possível imprimi-lo, se desejar) e utilizá-lo.
Mirian Gasparin

Mirian Gasparin