Qualidade do ar é impactada mas continua regular no Paraná
Após queimadas no Brasil, Curitiba registrou 10x mais partículas inaláveis no ar
Os focos de incêndio registrados no Brasil nos últimos dias impactaram diretamente na qualidade do ar no Paraná. Ainda assim, os índices se mantêm em um nível aceitável e, com a chegada da chuva, a qualidade do ar ainda vai melhorar. No estado, Curitiba registrou as maiores médias diárias de poluentes.
Veja mais:
De acordo com dados do Instituto Água e Terra (IAT), o município aumento em 10 vezes o número de partículas inaláveis, em comparação com os menores dados registrados antes das queimadas. Apesar do crescimento, os valores ainda estão no nível regular dos padrões do Índice de Qualidade do Ar, definido pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente.
O IAT afirma que vai permanecer vigilante em relação aos índices do ar no Paraná para agir caso a situação se agrave. A chuva, prevista principalmente para esta sexta-feira (23) e sábado (24), deve ajudar a reverter esse quadro. Isso ocorre, pois, a precipitação ajuda a remover a quantidade de poluentes da atmosfera, melhorando a qualidade do ar.
O agente de gerenciamento da qualidade do ar do IAT explica que os níveis são medidos de maneira automática em 11 estações espalhadas pelo estado.
As estações estão em Curitiba (2), Cascavel, Araucária (3), Paranaguá, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e São Mateus do Sul. Um projeto prevê a implementação de sete novas estações no Paraná.
Reportagem: Brenda Niewiorowski