PolíticaEleições 2020

Quantidade de candidatos negros aumenta quase 40% nas eleições deste ano no Paraná

 Quantidade de candidatos negros aumenta quase 40% nas eleições deste ano no Paraná

Foto: José Cruz/Arquivo/Agência Brasil

O número de candidatos autodeclarados negros aumenta quase 40% nas eleições deste ano no Paraná, em comparação ao pleito anterior, em 2016. Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), estão registradas 2.152 candidaturas, enquanto que na eleição passada o número ficou em 1.542. Apesar disso, os candidatos ainda estão entre as minorias na disputa dos cargos de prefeito e vereador. Eles representam quase 6% do número de candidaturas.

Para o professor de ciência política Marlus Vinicius Forigo, o crescimento no número de candidatos é reflexo de discursos de combate ao preconceito e a violência contra os negros.

Nas eleições deste ano os partidos políticos são obrigados a reservar recursos e tempo de propaganda de forma igualitária entre candidatos brancos e negros, conforme determinação do TSE.

O doutor em Direito Eduardo Faria Silva avalia que esse tipo de ação afirmativa contribui para uma maior inclusão e representatividade nos poderes executivo e legislativo a longo prazo.

Ainda conforme dados do TSE, outros 27.184 candidatos, ou 74% do total se declaram brancos no Paraná este ano, contra 25.038 ou 80% nas eleições de 2016. O total de candidatos que se dizem “pardos” é de 6.872 (ou 18,72%). Há quatro anos eram 4.590 (ou 14,66%).

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem