Quase 5 mil domicílios seguem sem luz após temporal do fim de semana no Paraná

 Quase 5 mil domicílios seguem sem luz após temporal do fim de semana no Paraná

Foto: COPEL

Foto: COPEL

Cerca de R$ 400 mil em insumos foram direcionados para os municípios paranaenses atingidos pelo temporal do último fim de semana. O boletim mais recente da Defesa Civil, divulgado na noite de quarta-feira (27), aponta 69 cidades com estragos causados pelas fortes chuvas e ventos que passaram de 70 km por hora. Já foram distribuídas 300 lonas, 15 mil telhas, além de colchões e cobertores. Nesta manhã (quinta, 28) 4.900 domicílios permanecem sem abastecimento de energia elétrica – a maioria em Cidade Canção, que teve 425 postes quebrados durante o vendaval. Equipes da Copel seguem mobilizadas para normalizar o fornecimento de energia.

Entre terça e quarta-feira, o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, acompanhou as equipes da força-tarefa estabelecida no Estado para amenizar os impactos causados pela tempestade. Ele visitou três dos municípios mais atingidos pelo temporal: Japurá e Rondon, ambos no Noroeste, e Foz do Iguaçu, no Oeste.

Para Japurá, o Governo Federal liberou R$ 172.750 para compra de itens de ajuda humanitária. Outros aportes devem ser destinados às cidades, conforme o preenchimento adequado das documentações por parte dos prefeitos. Parte da comitiva visitou a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), câmpus Foz do Iguaçu, que teve a estrutura danificada. Uma campanha chamada “Todos por Foz” está promovendo ações para ajudar a recuperar as instalações da instituição, desde a distribuição de novos móveis até o conserto do telhado, muito atingido.

Foto: COPEL

Reportagem: Ana Flavia Silva

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.