Quase 60% dos calouros 2020 da UFPR cursaram o ensino médio em escolas públicas

 Quase 60% dos calouros 2020 da UFPR cursaram o ensino médio em escolas públicas

(Foto: divulgação/ UFPR)

(Foto: divulgação/ UFPR)

Seis em cada dez calouros da Universidade Federal do Paraná em 2020 cursaram o Ensino Médio em escola pública.

O resultado do vestibular da UFPR foi divulgado na tarde desta quarta-feira (15), sendo que 59,79% dos 5.180 novos alunos da instituição são oriundos da rede pública de ensino. Foram 38.453 candidatos inscritos.

Do total de vestibulandos, 57,16% foram aprovados na concorrência geral e 2.219 candidatos foram aprovados pela política de cotas, sendo 1.848 estudantes que cursaram integralmente o ensino médio em escola pública e 362 pretos, pardos ou indígenas da escola pública.

Na política de inclusão, também foram aprovados nove candidatos com deficiência. A maioria dos estudantes são paranaenses: 78,08%. Também é grande o número de residentes no estado: 90,71%. Mais da metade, 52,97% dos calouros, são moradores de Curitiba.

Os candidatos de Engenharia Mecânica, Medicina e Engenharia Química tiveram os cinco melhores desempenhos. O primeiro lugar geral, inclusive foi de um adolescente de 17 anos, para o curso Engenharia Mecânica.

Luigi Galvan Peceguini recebeu a notícia da aprovação por telefone, em uma ligação do reitor da UFPR, Ricardo Marcelo. Luigi cursou o ensino médio em uma escola particular de Curitiba e não fez cursinho preparatório.

A relação dos aprovados está disponível no site do Núcleo de Concursos da UFPR, no Aplicativo +UFPR, na página da UFPR no Facebook e no mural físico do Campus Cabral. O período de matrícula dos classificados será entre os dias 25 e 27 de janeiro e de 1.º a 3 de fevereiro, em datas específicas para cada campus.

Reportagem: Ana Flávia Silva

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem