Política

Quase sete denúncias de improbidade administrativa são investigadas diariamente pelo MP-PR

Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Quase sete denúncias de improbidade administrativa são investigadas pelo Ministério Público do Paraná a cada dia. É essa, pelo menos, a média verificada de janeiro de 2012 a 31 de março deste ano. Ao todo, 13.212 novos processos foram abertos no período, o que leva a quase 210 procedimentos preparatórios e inquéritos civis abertos por mês para apurar esse tipo de problema no Estado. E o resultado desse trabalho foi a proposição de mais de três mil ações civis públicas.

Os números são da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional e, as situações, ligadas à má gestão da administração pública. São exemplos disso os casos de desvio de função de agentes públicos, licitações e gastos irregulares ou ainda as contratações indevidas.

O promotor Mauro Sérgio Rocha, que atua na área de Patrimônio Público junto ao Procuradoria-Geral de Justiça do MP, explica que, muito embora a improbidade não configure necessariamente um crime, ela pode sim transbordar para a esfera penal.

A Lei de Improbidade foi promulgada em 2 de junho de 1992, ou seja, completa hoje (sexta, 2) 25 anos de vigência no país. Mas, mesmo depois de todo esse tempo, há quem não compreenda exatamente o que ela significa.

Desde que começou a valer, a Lei de Improbidade se tornou uma pedra no sapato de muitos agentes públicos desonestos. Isso porque a legislação é o único expediente legal que pode levar a sanções como a perda dor cargo, a suspensão dos direitos políticos, o pagamento de multa civil e a devolução dos recursos públicos usados indevidamente. Tanto que o promotor ouvido pela BandNews considera a norma um “divisor de águas” que vale para muita gente.

Para marcar os 25 anos da Lei de Improbidade, o Ministério Público do Paraná promove hoje um seminário sobre o assunto. Participam da iniciativa o ministro do Superior Tribunal de Justiça Sérgio Kukina, o promotor do MP do Rio de Janeiro, Emerson Garcia, e o desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná, Luiz Taro Oyama, entre vários outros nomes. Para saber mais, basta acessar o site: mppr.mp.br. Na página também é possível acompanhar o evento ao vivo.

Avatar

Band News FM

Conselho de Alimentação Escolar pode ter mudanças em Curitiba

Conselho de Alimentação Escolar pode ter mudanças em Curitiba

Nova Lei da Merenda será votada na próxima segunda-feira, na Câmara Municipal de Curitiba

Lei quer estabelecer cotas para indígenas em concursos públicos

Lei quer estabelecer cotas para indígenas em concursos públicos

Medida foi colocada na pauta da Comissão de Constituição e Justiça

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Benefício é pago a outros cinco ex-governadores, num gasto anual estimado de R$ 2 milhões