Política

Quatro pré-candidatos ao governo participam de sabatina na Associação dos Municípios do Paraná

 Quatro pré-candidatos ao governo participam de sabatina na Associação dos Municípios do Paraná

(Foto: divulgação/AMP)

(Foto: divulgação/AMP)

A terça-feira (3) foi marcada pela primeira sabatina do período pré-eleitoral com quatro nomes que devem concorrer ao governo do estado em outubro. Organizado pela AMP, a Associação dos Municípios do Paraná, o evento contou com a participação do ex-deputado federal Doutor Rosinha (PT), da governadora Cida Borghetti (PP), do ex-deputado Osmar Dias (PDT) e do deputado estadual Ratinho Junior (PSD), que participaram nessa ordem. Os postulantes ao Palácio Iguaçu foram convidados pela entidade com base na colocação de cada um nas pesquisas eleitorais. E isso conforme decisão dos representantes das associações regionais de municípios do Paraná tomada no início do mês passado.

As perguntas feitas aos pré-candidatos foram as mesmas e abordaram a participação dos municípios na discussão e elaboração de políticas públicas; o repasse de recursos do IPVA e ICMS, incluindo a cota extra; saúde e saneamento; custeio do transporte escolar; e os convênios firmados com as prefeituras.

O deputado federal Doutor Rosinha falou sobre a trajetória de 26 anos no serviço público municipal e destacou a importância de um governo democrático, pautado no diálogo.

A ideia é traçar uma política de desenvolvimento regional com conselhos. O pré-candidato também ressaltou, entre outras coisas, a importância de um tipo de planejamento que articule ações entre os setores produtivo, acadêmico, político, cooperativo e sindical, bem como entre as prefeituras, os estados e a federação, que afaste qualquer possibilidade de improvisação.

Na sequência, foi a vez da sabatina da governadora Cida Borghetti. Ela destacou a existência de um desequilíbrio entre as regiões paranaenses, mas se propôs a trabalhar para reduzir essas diferenças.

Por mais de uma vez a governadora enfatizou os benefícios de um governo aberto e conduzido a partir das necessidades de cada região, o que só é possível por meio de um contato real e frequente.

Já o ex-deputado Osmar Dias abordou a crise política que desencadeou a desestabilização da economia do país, bem como do setor produtivo e da empregabilidade, e falou ainda sobre a violência e o consumo de drogas especialmente pelos jovens.

O último a falar foi Ratinho Junior, que enfatizou a experiência que teve no governo do estado como elemento fundamental para o desenvolvimento de uma estratégia que ajude o Paraná a se desenvolver. Ele ainda defendeu a alternância de poder para oxigenar a administração pública.

A sabatina foi realizada em um hotel no Centro de Curitiba e, após os questionamentos, os quatro pré-candidatos assinaram uma carta compromisso confirmando todas as propostas apresentadas. Cada apresentação durou cerca de meia hora e, nesse tempo, eles fizeram dois pronunciamentos de cinco minutos cada, no início e no fim, e entre uma coisa e outra, responderam a cinco perguntas. O tempo para cada explanação foi de quatro minutos. // Ficaram de fora os menos cotados nas pesquisas eleitorais. São eles: Jorge Bernardi (REDE), Professor Piva (PSOL) e Geonísio Marinho (PRTB). Já a plateia foi composta por prefeitos, vice-prefeitos, secretários e técnicos dos municípios do Paraná.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Benefício é pago a outros cinco ex-governadores, num gasto anual estimado de R$ 2 milhões

Pedido de vista suspende julgamento de Maria Letícia na Câmara

Pedido de vista suspende julgamento de Maria Letícia na Câmara

Relator do processo, vereador Professor Euler votou pela cassação do mandato da parlamentar

Proteção aos produtores de leite recebe parecer favorável da CCJ

Proteção aos produtores de leite recebe parecer favorável da CCJ

Projeto quer acabar com a isenção do ICMS concedida a estabelecimentos que importam o produto

Projeto quer assinatura física de idosos para contratação de empréstimos

Projeto quer assinatura física de idosos para contratação de empréstimos

Ainda não há data para que a proposta seja analisada e votada em plenário