PolíticaEleições

Quatro vereadores de Curitiba se tornam deputados

Ana Júlia, Denian Couto e Flávia Francischini foram eleitos deputados estaduais; Carol Dartora, deputada federal

 Quatro vereadores de Curitiba se tornam deputados

Foto: BandNews FM

Dos 17 vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) que disputaram as eleições, quatro saíram vitoriosos das urnas neste domingo (2). Ana Júlia Ribeiro (PT), Denian Couto (Pode) e Flávia Francischini (União) foram eleitos deputados estaduais e passam a ocupar três das 54 vagas da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Já Carol Dartora (PT) ocupará uma das 30 cadeiras do estado na Câmara Federal. Com isso, ela se torna a primeira parlamentar negra eleita pelo Paraná para o Congresso Nacional.  Esse é o melhor resultado dos vereadores da capital desde 2006.

Ana Júlia, Denian Couto e Flávia Francischini fizeram parte do grupo de onze parlamentares da CMC – que exercem mandato neste momento, e que buscaram se tornar deputados estaduais neste ano. Agora, eles elevam para 40 o número de vereadores da capital que foram eleitos para a Assembleia Legislativa do Paraná desde 1947, quando começaram a ser contadas as legislaturas da Câmara Municipal de Curitiba. Após várias décadas com quatro ou mais parlamentares eleitos para a Alep, desde 2010 os vereadores de Curitiba não emplacavam três cadeiras no Legislativo estadual.

Durante a sessão plenária desta segunda-feira (03), Flávia Francischini diz que vai continuar o trabalho iniciado no legislativo municipal. Ela teve 41.757 votos.

Denian Couto, com 30.071 votos, também comemorou o resultado das urnas.

Seis vereadores de Curitiba buscaram uma vaga no Congresso Nacional, candidatando-se à Câmara dos Deputados. Do grupo, apenas Carol Dartora venceu a corrida eleitoral. Os vereadores eleitos para outros cargos continuarão a desempenhar os mandatos na Câmara de Curitiba até serem empossados na Alep e na Câmara Federal.

Foto: BandNews FM

Para os os lugares no Legislativo da capital do Paraná serão chamados os suplentes dos partidos pelos quais eles foram eleitos, seguindo a ordem divulgada pela Justiça Eleitoral. No lugar de Ana Júlia assume a ‘Mandata Coletiva das Pretas’ – duas mulheres negras que passam a dividir a mesma cadeira na Câmara. Em substituição a Carol Dartora, assume Ângelo Vanhoni. No lugar de Denian Couto, assume o ex-vereador Bruno Pessuti e, como suplente de Flávia Francischini, assume Rodrigo Reis.

Avatar

felipe.costa

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Benefício é pago a outros cinco ex-governadores, num gasto anual estimado de R$ 2 milhões

Pedido de vista suspende julgamento de Maria Letícia na Câmara

Pedido de vista suspende julgamento de Maria Letícia na Câmara

Relator do processo, vereador Professor Euler votou pela cassação do mandato da parlamentar

Proteção aos produtores de leite recebe parecer favorável da CCJ

Proteção aos produtores de leite recebe parecer favorável da CCJ

Projeto quer acabar com a isenção do ICMS concedida a estabelecimentos que importam o produto

Projeto quer assinatura física de idosos para contratação de empréstimos

Projeto quer assinatura física de idosos para contratação de empréstimos

Ainda não há data para que a proposta seja analisada e votada em plenário