Queda no número de passageiros do transporte intermunicipal chegou a 90% no Paraná durante pandemia, aponta DER

 Queda no número de passageiros do transporte intermunicipal chegou a 90% no Paraná durante pandemia, aponta DER

Foto: DER/PR

O número de passageiros do transporte intermunicipal no Paraná chegou a cair 90% em abril em razão da pandemia. Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), o movimento nos ônibus começou a cair ainda em março, quando tiveram início as medidas de prevenção e distanciamento social.

O transporte metropolitano caiu 30%, enquanto o transporte rodoviário chegou a uma redução de 38%. No mês seguinte, em abril, os ônibus metropolitanos perderam 80% dos passageiros, e as linhas rodoviárias chegaram a uma redução de 90%. De acordo com o diretor-geral do DER/PR, Fernando Furiatti, dados dos meses seguintes estão sendo consolidados e sinalizam quedas semelhantes.

Devido ao impacto no transporte intermunicipal, o DER autorizou as empresas a cancelarem horários em que passagens não tenham sido vendidas no ponto de origem e, no caso de linhas metropolitanas, também a alterar e ajustar a frequência das viagens, de acordo com o movimento de passageiros.

Em ambos os casos as mudanças devem ser informadas previamente ao departamento. Além disso, as empresas devem seguir regras sanitárias de higienização constante dos veículos, disponibilização de álcool 70% para os passageiros e utilização de máscara no interior do veículo.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.