Quedas de telhados disparam no Paraná por causa dos estragos pela chuva

 Quedas de telhados disparam no Paraná por causa dos estragos pela chuva

Estragos em Rio Branco do Sul (Foto: Daiane Andrade/BandNews Curitiba)

Estragos em Rio Branco do Sul (Foto: Daiane Andrade/BandNews Curitiba)

Um caso a cada 78 minutos, ou seja, em menos de uma hora e meia. É essa a média de registros de queda de pessoas de locais elevados no Paraná entre a última quinta-feira (30) e ontem (03). O estado passou por fortes instabilidades no período, e diante do desespero de muita gente em pelo menos tentar consertar a cobertura da casa onde vive, o que se percebe é uma grande incidência de pessoas que despencaram telhado abaixo.

Os dados são do Corpo de Bombeiros, que confirma essa relação. De acordo com a capitã Rafaela Diotalevi, oficial de Comunicação da Corporação, o que nem todo mundo entende é que esse tipo de atividade exige muito cuidado e que esses acidentes podem até mesmo levar à morte.

O problema é que, um telhado atingido por granizo, por exemplo, já está avariado e também molhado. A água, além de deixar a cobertura mais lisa, também penetra nas telhas e muda a consistência delas, que ficam mais frágeis a qualquer peso.

Entre as opções recomendadas pelos bombeiros, uma das principais é que a pessoa peça ajuda de mais gente; que não tente fazer nada individualmente. Outra é que a vida esteja sempre em primeiro lugar.

Ao todo, no estado, foram 85 registros de queda de plano elevado; 29 somente na quinta, quando a chuva de granizo foi registrada. Os eventos desse dia e dos subsequentes afetaram quase 30 mil paranaenses em 39 cidades, danificando mais de 5,1 mil casas. Entre as pessoas que tiveram que abandonar a residência por riscos identificados pela Defesa Civil, aproximadamente 250 ainda não conseguiram retornar.

Reportagem: Daiane Andrade

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.