Radar meteorológico japonês é instalado em Curitiba e deve ajudar na prevenção de desastres naturais

Foto: divulgação / Defesa Civil do Paraná

Um radar meteorológico japonês foi instalado no Simepar, em Curitiba. O equipamento, que é fruto de uma parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão, vai monitorar o sistema meteorológico da Região Metropolitana de Curitiba para prevenção de desastres naturais. É o primeiro deste tipo instalado no Estado.

O Simepar vai operar o equipamento e encaminhar as informações à Defesa Civil, que é responsável por monitorar as condições e, caso necessário, enviar os alertas aos municípios. Segundo o coordenador executivo da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Paraná, tenente-coronel Edemilson de Barros, o equipamento vai começar a ser operado em janeiro para testes e em fevereiro em operação oficial.

O Sistema de Previsão de Deslizamentos vai contar com indicação de prováveis ocorrências, permitindo a emissão de alertas antecipados de desastres. Além do apoio geral em monitoramento, o radar será utilizado como modelo de previsão de deslizamento para o município de Almirante Tamandaré. Este modelo permite a emissão de alertas precoces do risco de deslizamento em situações críticas.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.