ParanáGeral

Rádio em Movimento: escolha obra que vai representar o Paraná

Votação popular define até domingo obra que integra mostra nacional pelos 100 anos de rádio

 Rádio em Movimento: escolha obra que vai representar o Paraná

Três artistas do Paraná participam da seleção de obras para a Mostra Rádio em Movimento, que comemora os 100 anos da primeira grande transmissão de rádio no Brasil. As obras vão estar em exposição de quarta-feira até domingo (21 a 25/09) no Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR), em Curitiba. A visitação é gratuita. A escolha da obra que vai representar o estado é feita por votação popular pela internet também até domingo, Dia do Rádio. Nesta quarta e quinta, será exibido o documentário “Rádio Educativa do Paraná”, que conta a história de 70 anos da emissora.   

Os artistas Bruno Cruz, Ariane Labre e Luiz Gustavo Vidal realizaram pinturas e intervenções em rádios capelinha, que remetem a história deste meio de comunicação, com representações afetivas e simbólicas, mas também, com a modernidade de um veículo de comunicação que continua sintonizado com as mudanças tecnológicas e sociais no país e no Paraná. 

Na página da mostra também é possível conhecer e votar para as obras que vão representar outros estados e o Distrito Federal. Os 27 rádios escolhidos pelo público para fazer parte da Mostra Rádio em Movimento serão expostos no Museu Nacional da República, em Brasília, em novembro, quando a Associação Brasileira de Rádio e Televisão (ABERT) comemora 60 anos de fundação.

CONHEÇA AS OBRAS E OS ARTISTAS

O Som que Anda – Luiz Gustavo Vidal

Apaixonado pela mobilidade urbana, Vidal criou uma obra minimalista e colocou movimentos no rádio “capelinha” com a instalação de rodas, mostrando a busca do homem pela agilidade e informação desde os primórdios. O rádio com rodas, o som que anda. Com a informação, o rádio nos leva às novidades mundiais. A evolução da comunicação, a agilidade, o tempo que corre, evolui. No rádio e no mundo, tudo é cíclico. A obra traz também um QRcode e uma gravação do músico e compositor Danilo Caymmi, filho de Dorival Caymmi, sobre os 100 anos do rádio no Brasil.

Luiz Gustavo Vidal é curitibano, advogado, artista visual, desenhista, ilustrador, gravador, muralista e realizador de arte urbana. Participou de inúmeras exposições no Brasil e no Exterior, possuindo obras em várias instituições. Presidente da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR, Diretor do Museu Alfredo Andersen e do Centro Juvenil de Artes Plásticas, foi o primeiro presidente da Comissão Nacional de Cultura e Arte do Conselho Federal da OAB.

Fascínio – Bruno Cruz

Inspirado pela ligação dos avós com o rádio e em fotografias antigas de família, Bruno criou cenas em que o antigo se encontra com o novo. Da emoção ouvida por meio dos radinhos a pilha nos estádios aos momentos compartilhados em casa ou com amigos ao redor do rádio, Cruz retrata paixões as paixões do povo brasileiro. O artista também traz um bolsinho na sua obra, costume da avó, que criava uma porção deles para guardar de tudo em casacos e calças. Em Fascínio, o adereço carrega um fone de ouvido.  

Bruno Cruz é um artista visual paranaense, natural de Telêmaco Borba. Sua conexão com a arte vem desde a infância, sendo sua primeira inspiração um quadro de grafite sobre papel feito por sua mãe durante a gestação. Essa história o fascinava e o levou a tentar reproduzir o desenho várias vezes, notando seu interesse sua mãe passou a aplicar alguns exercícios que aguçaram sua percepção artística. Em Curitiba, onde morou durante 8 anos, teve contato com a fotografia e costumava registrar o cotidiano da cidade. Desde então, Bruno trilhou caminhos que o levaram a ter a arte como profissão. Inspirado pelas histórias contadas, fotografias documentais, músicas e memórias, o artista transita entre o passado e presente.

Paraná Conectado – Ariane Labre

As ondas sonoras que levam informação e entretenimento pelos céus do Paraná estão representadas nesta obra. A artista traz araucárias, árvores símbolo do estado, e usa formas e cores para homenagear também a artista Tarsila do Amaral, em referência aos 100 anos da Semana da Arte Moderna. 

Ariane Labre, arquiteta carioca, radicada em Curitiba desde 2000. Durante sua trajetória de vida teve a oportunidade de conhecer os contrastes e realidades dos brasileiros nas muitas cidades em que morou. A necessidade de ampliar seu processo criativo, da arquitetura, para as artes visuais, foi uma forma natural de desenvolvimento como meio de explorar a liberdade. Trabalha com pintura, instalações e fotografia, sendo o uso de materiais que iriam para descarte como peças de madeira, chapas e troncos, e também faz projetos Expográficos e Curadoria, todos fazendo parte de uma forma de explorar as formas de expandir a arte e a ocupação do espaço. Participou de diversas exposições, incluindo 3 participações na Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba, com pintura, fotografia e Curadoria.

SERVIÇO

Exposição Rádio em Movimento – Seleção estadual

21 a 25 de setembro
Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR)
R. Barão do Rio Branco, 395
10h-19h
Entrada gratuita

Sessões “Rádio Educativa do Paraná”

21 e 22 de setembro
Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR)
R. Barão do Rio Branco, 395
15h
Entrada gratuita

Votação online

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

PR-433, na Lapa, passa por cascalhamento

PR-433, na Lapa, passa por cascalhamento

Serviço é feito pelo Departamento de Estradas de Rodagem

169 mil famílias podem trocar antenas parabólicas de forma gratuita

169 mil famílias podem trocar antenas parabólicas de forma gratuita

Os inscritos no programa CadÚnico podem solicitar a instalação

Cetran-PR determina correção de faixas de pedestres de Apucarana

Cetran-PR determina correção de faixas de pedestres de Apucarana

Ofício foi enviado à prefeitura após Senatran afirmar que modelo é irregular