Raquel Dodge prorroga por mais um ano força-tarefa da Lava Jato no Paraná

 Raquel Dodge prorroga por mais um ano força-tarefa da Lava Jato no Paraná

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Em meio aos vazamentos de conversas que levantaram uma série de dúvidas sobre a estratégia de atuação da Lava Jato, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, prorrogou por mais um ano o trabalho da Força-Tarefa no Paraná. A portaria que oficializa a medida será publicada nesta terça-feira (13). Depois, a prorrogação ainda vai ser submetida ao Conselho Superior do Ministério Público Federal. Desde que foi criada, em 2014, é a quinta vez que a Lava Jato é prorrogada.

Em nota, a Procuradoria-Geral da República faz uma breve prestação de contas, mas não aponta nenhuma mudança na condução da Força-Tarefa. O coordenador do grupo, Deltan Dallagnol, é figura central no vazamento de conversas. No final do mês passado, o Corregedor Nacional do Ministério Público, Orlando Rochadel Moreira, instaurou Reclamação Disciplinar contra o procurador por fatos revelados pelo site The Intercept Brasil.

O Corregedor pede explicações pelo evento secreto da XP Investimentos que Deltan participou, em junho do ano passado, com representantes de bancos e investidores do Brasil e do exterior. O coordenador da Força-Tarefa recebeu a promessa de que o encontro seria privado, com compromisso de confidencialidade. Um grupo de deputados federais diz que Deltan repassou informações públicas privilegiadas.

Atualmente, a Força-Tarefa da Lava Jato no Paraná conta com 15 membros, o maior número desde a criação, em 2014 — o trabalho começou com dez procuradores, passou para 12 e, nos últimos dois anos, mais três foram incorporados. O quadro do Ministério Público Federal em Roraima, por exemplo, soma seis procuradores. Segundo o MPF, no primeiro semestre deste ano, foram gastos 808 mil reais com viagens relacionadas às investigações da Força-Tarefa. Por ano, considerando todos os encargos, o acumulado chega a um milhão e 400 mil reais. Desde 2016, com a Emenda 95, o orçamento tem sofrido com restrições.

Do total de 15 membros, nove tem atuação exclusiva ou parcial — parte deles atua apenas nos casos distribuídos à Força-Tarefa e o restante divide as atividades. Para reduzir os custos sem afetar o trabalho, aumentou o número de procuradores sem dedicação exclusiva e daqueles que fazem colaboração à distância. Somado ao quadro de pessoal de apoio, a Força-Tarefa soma 69 integrantes.

Reportagem: Cleverson Bravo

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem