Especiais

Raridade: gêmeas nascem com três dias de diferença no interior do Paraná

 Raridade: gêmeas nascem com três dias de diferença no interior do Paraná

(Foto: arquivo pessoal)

(Foto: arquivo pessoal)

A cidade de Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, ganhou duas novas moradoras que vêm dando o que falar. A Rebeca e a Martina ainda são muito jovens, mas já entraram para a história porque nasceram com três dias de diferença. A mais velha é a Rebeca, que veio ao mundo em 31 de dezembro de 2018. Já a Martina esperou um pouco mais e chegou só no dia 3 de janeiro de 2019. Em casa tem sido uma festa e a mãe das meninas, Fernanda de Oliveira, se considera privilegiada.

Os dois partos foram normais, mesmo com algumas complicações, e depois do nascimento da Rebeca, ficou ainda mais difícil controlar a ansiedade. Mas, com o apoio do marido e da equipe médica, a Fernanda decidiu que a Martina poderia ter o tempo dela.

Ao menos a semana em que elas nasceram foi a mesma: a primeira de 2019 e a 33ª da gestação. Prematuras, as meninas eram esperadas somente no dia 20 de janeiro.

Agora, a recuperação da mãe e de cada uma das filhas tem o próprio ritmo. Fernanda recebeu alta no último sábado, 5 de janeiro, enquanto a Rebeca precisou ficar internada na UTI e a Martina está na Unidade de Cuidados Intensivos. Para casa mesmo, as irmãs só vão com 15 dias de vida, e lá vão conhecer a Gabriela, de oito anos de idade.

A Fernanda conversou com Daiane Andrade.

O mais comum, em caso de gêmeos, é que as crianças nasçam em intervalos de 40 minutos a uma hora. De acordo com os médicos, esse registro tão raro só foi possível porque as bebês – que vieram do mesmo óvulo fecundado, que se dividiu – estavam na mesma placenta, mas em bolsas separadas. Isso permitiu que a Martina ficasse um pouco mais na barriga da mãe mesmo depois que a Rebeca já tinha chegado à família.

Reportagem: Daiane Andrade

(Foto: arquivo pessoal)
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

XVII CONPARH reúne 60 palestrantes em Curitiba

XVII CONPARH reúne 60 palestrantes em Curitiba

Ela é uma das organizadoras do XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos, em Curitiba

Economia é destaque em debate com Heloisa Menezes

Economia é destaque em debate com Heloisa Menezes

Ela é uma das palestrantes do XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos, em Curitiba

CONPARH chega a XVII edição em Curitiba

CONPARH chega a XVII edição em Curitiba

Ele é um dos organizadores do XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos, em Curitiba