PolíticaGeral

Ratinho Junior anuncia novos secretários para 2º mandato

Principais mudanças foram nas áreas de Cidades, Cultura e Esporte

 Ratinho Junior anuncia novos secretários para 2º mandato

Foto: Divulgação

Mais cinco nomes do novo secretariado de Ratinho Junior (PSD) foram anunciados nesta quinta-feira (22). Foram confirmados Eduardo Pimentel (PSD) na Secretaria das Cidades, Luciana Casagrande na da Cultura, Helio Wirbiski na do Esporte, Marcelo Rangel na pasta de Inovação Modernização e Transformação Digital e o tenente-coronel Sérgio Vieira Benício da Casa Militar.

Ontem (quarta-feira, 21) foi anunciado o primeiro nome do alto escalão do Governo para o próximo mandato, na Secretaria Segurança Pública do Estado: o coronel Hudson Leôncio Teixeira, que até então era comandante-geral da Polícia Militar do Paraná (PMPR).

Nesta quinta (22) também foi confirmado o nome do novo comandante-geral da PMPR, coronel Sérgio Almir Teixeira, primeiro negro em 167 anos no cargo, e a continuidade do delegado Silvio Jacob Rockembach no comando da Polícia Civil do Paraná. Segundo o Governo, os nomes serão nomeados para os cargos após a posse de Ratinho, em 1º de janeiro na Assembleia Legislativa do Paraná.

Cidades

Na Secretaria das Cidades, anteriormente chamada de Secretaria de Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, terá a missão de aprimorar programas de financiamento e liberação de recursos aos municípios. Além disso, a pasta também será responsável pelo acompanhamento dos financiamentos que estão em andamento e foco em melhorias no planejamento das cidades.

Veja mais:

Cultura

Outra mudança para os próximos anos é a criação da Secretaria de Cultura que deverá atender demandas do setor e facilitar a obtenção de recursos junto ao governo federal, além do contato com as prefeituras. Conforme o governo, a então superintendente da Cultura Luciana Casagrande Pereira assume a secretaria com o objetivo de potencializar a Agência do Trabalhador da Cultura, a plataforma Paraná Cultura, a descentralização de museus e dos corpos artísticos do Teatro Guaíra e programas como Cinema na Praça e Teatro para Crianças.

Esporte

Já a antiga Secretaria da Educação e do Esporte foi desmembrada para valorizar ambos os segmentos, que terão mais autonomia orçamentária e administrativa. No caso do Esporte, a gestão ficará com Helio Wirbiski, que ocupava o cargo de superintendente-geral do Esporte. Conforme o governo, a missão será dar continuidade às políticas para o setor com o objetivo a democratização da prática esportiva com ênfase em atividades dedicadas à infância e à juventude no contraturno escolar.

Inovação, Modernização e Transformação Digital

Outra nova pasta para o 2º mandato de Ratinho será a Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital. A ideia é acelerar a modernização da máquina pública incorporando os trabalhos que estavam sendo desenvolvidos pela Superintendência Geral de Inovação, como a construção da rede de parques tecnológicos, os editais de inovação e as parcerias com os ecossistemas estaduais.

Segurança

Na área da segurança, o tenente-coronel da PM, Sérgio Vieira Benício, continuará à frente da Casa Militar, cargo exerce desde outubro de 2021.

Com a chegada do coronal Hudson para o comando da Sesp, como antecipado pela BandNews FM, o comando-geral da PM será de responsabilidade do coronel Sérgio Almir Teixeira, que estava à frente do 5º Comando Regional da Polícia Militar em Cascavel desde maio de 2020 e está há 35 anos na instituição. O subcomandante-geral será o coronel Paulo Henrique Semmer e o chefe do Estado Maior será o coronel Waldick Alan de Almeida Garrett.

Ratinho Junior também anunciou que Silvio Rockembach permanecerá como delegado-geral da Polícia Civil, cargo que exerce desde a primeira gestão, e confirmou, via decreto, os nomes do coronel Manoel Vasco Figueiredo para comandar o Corpo de Bombeiros e do coronel Gelson Jahnke para sub-comandante-geral, já dentro da nova estrutura da corporação, agora emancipada.

Outros nomes

Nomes como de deputado estadual Guto Silva (PP), que deverá ocupar a Secretaria do Planejamento do deputado federal Ricardo Barros (PP), que pode comandar a Secretaria de Indústria e Comércio, ainda são especulados para futuros anúncios.

Além disso, já se sabe que nos próximos 4 anos o Governo Ratinho terá 24 secretarias – um aumento de 9 comparado ao número atual de pastas. Entre os novos “braços” do Palácio Iguaçu estão as secretarias da Cultura, da Mulher e Igualdade Racial, da Ação Social e da Família e a do Trabalho, Qualificação e Renda.

Os atuais secretários Beto Preto (Saúde), Renê Garcia (Fazenda), Norberto Ortigara (Agricultura) e João Carlos Ortega (Casa Civil) devem permanecer nos cargos. Outros nomes e cargos ainda estão indefinidos.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

jully.mendes

Câmara de Curitiba votará em regime de urgência financiamento popular

Câmara de Curitiba votará em regime de urgência financiamento popular

700 moradias do Programa do Governo Federal serão construídas no Parque do Pinhal e Corbélia

Placas turísticas trilíngues podem se tornar obrigatórias no Paraná

Placas turísticas trilíngues podem se tornar obrigatórias no Paraná

Projeto que tramita no Legislativo Estadual quer implantar as placas em pontos turísticos do estado

Conselho de Ética mantém mandato de vereadora Maria Letícia

Conselho de Ética mantém mandato de vereadora Maria Letícia

Ficou definida a suspensão das prerrogativas da vereadora pelo prazo de seis meses

Vereador vota contra cassação de Maria Letícia

Vereador vota contra cassação de Maria Letícia

Angelo Vanhoni pediu vista na última sessão do Conselho de Ética