PolíticaEleições

Ratinho Junior lidera no 1º turno com 52%, diz instituto

Atual governador abriu vantagem em relação ao levantamento passado. Somados, os adversários têm 22%

 Ratinho Junior lidera no 1º turno com 52%, diz instituto

Foto: Rodrigo Felix Leal/AEN

Novo levantamento do Instituto RealTime Big Data, divulgado hoje (terça, 16), aponta que o candidato à reeleição Ratinho Junior, do PSD, ampliou a vantagem para os adversários na disputa pelo Governo do Paraná. O atual governador do Paraná tem 52% das intenções de voto. Somados, os demais concorrentes totalizam 22%. O ex-governador Roberto Requião, do PT, tem 18%. Os candidatos Ricardo Gomyde (PDT), Professor Ivan (PSTU), Ângela Machado (PSOL) e Vivi Motta (PCB) aparecem com 1% cada. Solange Bueno (PMN), Joni Correia (DC) e Adriano Teixeira (PCO) não chegaram a 1%.

Essa foi a terceira pesquisa deste instituto desde o final de junho, e a primeira após o registro das candidaturas dos principais concorrentes ao Palácio Iguaçu. De lá para cá, a intenção de voto em Ratinho Junior passou de 42%, em junho, para 43%, em julho, e 52% em agosto. Roberto Requião pontuou 25%, repetiu o índice na segunda pesquisa, e agora aparece com 22%.

Considerando apenas os votos válidos – da mesma forma como o Tribunal Superior Eleitoral totaliza a votação – Ratinho Junior chega a 71%. Os demais candidatos totalizam 29%. Essa forma de contar os votos descarta os 13% de brancos e nulos, e os 13% que não souberam ou não responderam.

A terceira pesquisa RealTime Big Data também traz dados atualizados para a disputa pela vaga paranaense no Senado. Segundo o levantamento, Sergio Moro, do União Brasil, lidera com 30%. Empatado tecnicamente, com 27%, dentro da margem de erro, aparece o atual senador Alvaro Dias, Podemos. Paulo Martins, do PL, tem 8%. Aline Sleutjes (PROS) e Rosane Ferreira (PV) têm 2% cada. Orlando Pessuti (MDB), Laerson Matias (PSOL), Desiree Salgado (PDT) e Carlos Saboia (PMN) aparecem com 1% cada. Roberto França (PCO) não alcançou 1%.

O levantamento da RealTime Big Data, ouviu 1.500 eleitores do Paraná, por telefone, entre os dias 13 e 15 de agosto. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo PR-06612/2022.

Reportagem: Angelo Sfair.

felipe.costa

78 mil ítalo-brasileiros participam de votação do parlamento italiano

78 mil ítalo-brasileiros participam de votação do parlamento italiano

Os eleitores são italianos natos e descendentes com cidadania residentes no Brasil

Ministro do STF restabelece mandato de Renato Freitas

Ministro do STF restabelece mandato de Renato Freitas

Com suspensão da cassação, vereador poderá participar das eleições deste ano

Eleitores brasileiros decidem voto presidencial antes dos outros cargos

Eleitores brasileiros decidem voto presidencial antes dos outros cargos

Foram ouvidas 2 mil pessoas por telefone, entre os dias 18 e 20 de setembro

TSE anuncia teste de integridade nas urnas em seções eleitorais

TSE anuncia teste de integridade nas urnas em seções eleitorais

O Projeto-Piloto com biometria vai acontecer na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)