Ratinho Junior (PSD) pode vencer no 1º turno
Indecisos deixam eleição em aberto no Senado mas Alvaro Dias (Podemos) segue na dianteira
Foto: Rodrigo Félix Leal/ANPr
Na primeira pesquisa realizada depois do início do período de propaganda eleitoral na TV, Ratinho Junior, candidato do PSD à reeleição, aparece com 50% das intenções de voto. Requião (PT) vem na sequência, com 22%. Ricado Gomyde (PDT) tem 2% e professora Angela (Psol) aparece com 1%. Outros candidatos não pontuaram. Indecisos e os que preferiram não opinar somam 16%. E quem pretende votar em branco ou nulo representa 9% dos entrevistados. Neste cenário, Ratinho Junior teria 65% dos votos válidos, vencendo as eleições ainda no primeiro turno.
De acordo com Arilton Freres, diretor do Instituto Opinião, que realizou a pesquisa, um segundo turno é improvável já que seria necessário converter muitos votos.
Já na pesquisa para o Senado, também é o candidato à reeleição que aparece na dianteira, Alvaro Dias (Podemos), com 32% das intenções de voto, contra 23% de Sérgio Moro (União Brasil). Paulo Martins (PL) vem na sequência com 8% dos votos. Orlando Pessuti (MDB), Aline Sleutjes (PROS) e Rosane Ferreira (PV) têm, cada um 2% das intenções de voto e Desiree (Psol) aparece com 1%. Outros candidatos não chegaram a 1%. Nulos e Brancos são 8%. Indecisos e quem não opinou somam 22%.
Por isso, o diretor do instituto de pesquisa avalia que a vaga para o Senado vai ser definida mais no final da eleição.
A pesquisa foi estimulada para ambos os cargos, ou seja, os respondentes tinham todos o nomes dos candidatos para apontar em qual deles iriam votar. O Instituto Opinião ouviu 1.200 pessoas com idade acima de 16 anos em 52 municípios do estado do Paraná, entre os dias 28 e 30 de agosto. A pesquisa tem margem de erro de 3% e nível de confiança de 95%. A consulta foi registrada no TRE (PR-09894/2022) e no TSE (BR-03073/2022).
Reportagem: Amanda Yargas.