Política

Ratinho sanciona lei das PPPs, votada às pressas na Alep

 Ratinho sanciona lei das PPPs, votada às pressas na Alep

Foto: Sandro Nascimento/Alep

Foto: Sandro Nascimento/Alep

Votada às pressas no final do ano passado a pedido de Ratinho Júnior, do PSD, a lei que estabelece novas regras de parcerias público-privadas e para privatizações foi sancionada pelo governador na manhã desta terça-feira (5). Um dia antes, na primeira sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Paraná, os deputados estaduais da nova Legislatura aprovaram a redação final do Programa de Parcerias do Paraná (PAR). Ele flexibiliza normas para privatizações e contratos da administração pública estadual com a iniciativa privada.

O projeto era considerado estratégico para este início de mandato de Ratinho Júnior à frente do governo estadual. Ele sancionou a lei durante um evento privado para investidores realizado em Curitiba. O PAR também institui o Fundo para Desenvolvimento de Projetos de Infraestrutura (Funpar). A proposta havia sido enviada à Assembleia Legislativa no final do ano passado pela ex-governadora Cida Borghetti, do PP, num acordo com o novo governador.

Segundo o texto da lei, o PAR será integrado por uma carteira de projetos de desestatização e de contratos de parceria implementada e desenvolvida por meio de uma unidade gestora e de um órgão deliberativo, o Conselho do PAR. O Funpar tem a função de financiar a estruturação e o desenvolvimento dos estudos e dos projetos de parceria do Estado, inclusive dos municípios e instituições públicas municipais. O texto foi aprovado com dez das 32 emendas apresentadas em Plenário.

Para o governador Ratinho Júnior, trata-se de uma das leis mais modernas do país na área das privatizações e concessões.

Para o governador o desafio é transformar o Paraná em um hub logístico da América do Sul a partir da ligação entre o Porto de Paranaguá e o Porto do Chile. O foco, para Ratinho Junior, deve ficar nas cidades do interior do Paraná e no setor de logística.

Mesmo sancionada, a lei ainda enfrenta resistência. A oposição na Assembleia Legislativa pretende discutir a constitucionalidade do projeto na Justiça. Entre as críticas à lei está a imposição de regras que impediriam os deputados estaduais de fiscalizar e acompanhar os contratos de Parcerias.

O projeto também determina que o Estado tem responsabilidade de realizar todo o processo ambiental de licitações em 30 dias, o que é considerado um risco de liberação de projetos sem os devidos cuidados. Também na primeira sessão ordinária, que teve a presença do governador Ratinho Júnior, os deputados aprovaram a redação final do projeto que modifica a lei que instituiu o Fundo Estadual do Meio Ambiente (FEMA).

A nova redação do artigo quinto da Lei número 577 de 2018 determina como podem ser aplicados recursos do fundo em planos, programas ou projetos relativos a atividades como de controle e monitoramento ambiental, de recuperação ambiental e de proteção dos recursos hídricos, assim como em despesas da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e do Instituto Ambiental do Paraná.

Reportagem: Lenise Klenk/ Felipe Harmata

Foto: Maurilio Cheli/ ANPr
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Benefício é pago a outros cinco ex-governadores, num gasto anual estimado de R$ 2 milhões

Pedido de vista suspende julgamento de Maria Letícia na Câmara

Pedido de vista suspende julgamento de Maria Letícia na Câmara

Relator do processo, vereador Professor Euler votou pela cassação do mandato da parlamentar

Proteção aos produtores de leite recebe parecer favorável da CCJ

Proteção aos produtores de leite recebe parecer favorável da CCJ

Projeto quer acabar com a isenção do ICMS concedida a estabelecimentos que importam o produto

Projeto quer assinatura física de idosos para contratação de empréstimos

Projeto quer assinatura física de idosos para contratação de empréstimos

Ainda não há data para que a proposta seja analisada e votada em plenário