Receita Federal alerta para site falso do Sistema de Leilão Eletrônico do órgão

(Foto: divulgação/Receita Federal)

A Receita Federal alerta para a existência de uma página na Internet que simula o Sistema de Leilão Eletrônico oficial da instituição. O falso endereço usa inclusive o logotipo do órgão para tentar dar credibilidade ao serviço.

A página é muito parecida com a original mas, é falsa e, portanto, não é uma fonte confiável de informação. Para acessar o sistema oficial é preciso clicar em leilão em um desses três sites:  receita.economia.gov.br; rfb.gov.br ou ainda no receita.fazenda.gov.br.

A Receita esclarece que os leilões de mercadorias apreendidas pela instituição não são realizados em sites privados. O único canal disponível é o Sistema de Leilão Eletrônico, acessado via site da Receita Federal para a realização de propostas e lances. Para participar de leilões eletrônicos da Instituição é necessário possuir certificado digital. 

O pagamento pelas mercadorias arrematadas em leilão é feito exclusivamente por meio de Documento de Arrecadação de Receitas Federais, o Darf, e nunca mediante depósitos ou transferências para contas de terceiros.  

Reportagem: Juliana Goss