Receita Federal libera primeiro lote de restituição do IR

(Foto: Gilson Abreu/ ANPr)

A Receita federal liberou nesta segunda-feira (10) a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2019. De acordo com o órgão, o crédito dos valores será feito no dia 17 de junho e pode contemplar, ainda, restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2018. O dinheiro será depositado nas contas informadas na declaração.

No Paraná, pouco mais de 137 mil contribuintes estão neste primeiro lote e devem receber, ao todo, 238 milhões de reais. Em todo o Brasil, são mais de 2 milhões e meio de contribuintes contemplados.

Na primeira remessa de restituição estão os contribuintes idosos acima de 60 anos, com deficiência física ou mental e os contribuintes que têm alguma doença grave. Os dois últimos lotes regulares serão liberados em novembro e dezembro. Se estiverem fora desses lotes, os contribuintes devem procurar a Receita Federal porque os nomes podem estar na malha fina por erros ou omissões na declaração. A restituição ficará disponível durante um ano.

Se o resgate não for feito no prazo, a solicitação deverá ser feita por meio do formulário eletrônico na página da Receita na internet. Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página www.receita.fazenda.gov.br ou ligar para o Receitafone, pelo telefone 146.

Reportagem: Thaissa Martiniuk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Grupo que fraudava licitações em Maringá é alvo da PF

Grupo que fraudava licitações em Maringá é alvo da PF

Investigação aponta que empresários, do ramo de alimentos, combinavam preços e direcionavam licitações

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Caso foi registrado nesta terça-feira (9) em Santa Terezinha de Itaipu, no oeste paranaense