Receita Federal no Paraná apreendeu mais de 160 milhões de dólares em mercadorias contrabandeadas durante todo o ano

Foto: Receita Federal – arquivo

Mais de 160 milhões de dólares. Este é o montante contabilizado pela Receita Federal no Paraná em mercadorias apreendidas durante todo o ano no Estado, frutos do contrabando internacional. Somente na região de Foz do Iguaçu, no oeste, o valor chegou a 69 milhões de dólares. O maior aumento de produtos contrabandeados foi de brinquedos. A quantidade subiu 95%, saltando de 700 mil dólares para um milhão e 370 mil dólares em valores de mercadorias apreendidas.

Em seguida vieram as bebidas, com aumento de 77% e os aparelhos eletrônicos, com 71%. O auditor fiscal da Receita Federal no Paraná, Hipólito Caplan, destaca que estes produtos não passam por testes e não trazem o mínimo de qualidade aos consumidores.

De acordo com um levantamento da Receita Federal do Paraná, o contrabando de cigarros na região de Foz do Iguaçu chegou a cair 5% neste ano. No entanto, o auditor fiscal explica que a queda reflete a mudança na estratégia dos bandidos.

O cigarro continua sendo a preferência de muitos contrabandistas. Em todo o Estado houve um aumento de 50% na apreensão da mercadoria, saltando de 62 milhões e 600 mil dólares para 93 milhões e 800 mil dólares em valores de maços de cigarros contrabandeados.

Parte das mercadorias apreendidas é destruída pela Receita Federal em mutirões organizados periodicamente. Outra parte é doada para instituições sem fins lucrativos que revendem os produtos próprios para uso.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem