ParanáGeral

Reclamações contra companhias aéreas disparam 410% em 2022

Aumento coincide com prazos para cumprimento de acordos de remarcações e cancelamentos durante a pandemia

 Reclamações contra companhias aéreas disparam 410% em 2022

foto: pexels

As reclamações contras as empresas aéreas aumentaram 410% em 2022, na comparação com 2019, último ano antes de pandemia. Os registros saltaram de cinco mil para mais de 26 mil, segundo a Secretaria Nacional do Consumidor. O órgão vinculado ao Ministério da Justiça cobrou explicações das empresas Gol, Azul e Latam sobre supostas irregularidades em cancelamentos e reembolsos de voos.

De acordo com a advogada especialista em Direito do Consumidor, Claudia Silvano, a aviação civil foi um dos setores mais reclamados durante os primeiros dois anos de pandemia. O fechamento de aeroportos e as restrições de viagens internacionais levaram ao cancelamento de muitas passagens que já estavam marcadas. Diante deste cenário atípico, as demandas dos consumidores não foram atendidas de forma satisfatória:

A colunista da BandNews FM Curitiba orienta que as reclamações sempre devem ser formalizadas pelos canais oficiais de denúncia. Uma vez acionadas pelo consumidor, as empresas têm prazo de 10 dias para dar uma resposta:

Conforme a Secretaria Nacional do Consumidor, as reclamações relacionadas ao setor de aviação civil aumentaram no momento em que as empresas deveriam cumprir as regras criadas para a pandemia, como remarcação de viagens, crédito para ser usado em até 18 meses ou reembolso em 12 meses. Segundo o governo, as empresas Gol, Azul e Latam foram notificadas na semana passada e têm até 8 de junho para responder aos questionamentos.

Reportagem Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Buscas por homem jogado no mar entram no quarto dia

Buscas por homem jogado no mar entram no quarto dia

O corpo foi jogado na Praia Central de Guaratuba

Pista da BR-277 é liberada após tombamento

Pista da BR-277 é liberada após tombamento

O tombamento da carreta foi no sentido litoral

Motoristas enfrentam filas na saída do feriadão

Motoristas enfrentam filas na saída do feriadão

A cobrança em nove praças de pedágio dos lotes 1 e 2 foi retomada no

Todas as pistas da BR-376 foram liberadas

Todas as pistas da BR-376 foram liberadas

Uma batida terminou com o derramamento de carga na altura do km 666