PolíticaCidadania

Redução de 90% no ITBI é aprovada na CMC

Redução é para regularizar “contratos de gaveta”, que são feitos sem o reconhecimento do cartório.

 Redução de 90% no ITBI é aprovada na CMC

(Foto: Daniel Castellano/SMCS)

O projeto de lei que prevê a redução de 90% da alíquota do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) para regularizar “contratos de gaveta” foi aprovado em primeiro turno nesta terça-feira (13), na Câmara Municipal de Curitiba. Os contratos são aqueles feitos sem o reconhecimento do cartório.

 A iniciativa do Executivo surgiu por uma indicação do vereador Marcelo Fachinello (PSC), que apresentou no 1º semestre deste ano em plenário a ideia.

VEJA MAIS:

O objetivo é criar um programa de incentivo para a regularização dessas transações imobiliárias na cidade. Com a proposta a alíquota sobre o valor da transação deve passar de 2,7% para 0,27%.

“Esse projeto extremamente importante reduz essa alíquota do ITBI em 90% por um prazo de seis meses. E para confirmar o caráter social do PL, são elegíveis à adesão deste programa apenas pessoas inscritas no CADÚNICO (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) e que não sejam proprietárias de mais de um imóvel”, explica Fachinello.

Outros parâmetros do programa é que ele é direcionado para imóveis de uso exclusivamente residencial, com valor venal não ultrapasse R$ 473 mil, e para imóveis comprados até 30 de junho de 2022.

De acordo com a mensagem da Prefeitura, a proposta também irá contribui para que o cadastro fiscal não seja mais comprometido. Isso porque, sem o devido registro, muitas vezes o Município lança os tributos imobiliários em nome daqueles que não mais detêm o domínio do imóvel e, consequentemente, a cobrança, em caso de execução fiscal, resta prejudicada.

Por fim, a proposta ainda estimula o incremento da receita advinda do ITBI, já que visa estimular a regularização de cadastros e fomentar a emissão e pagamento de guias de ITBI referentes àquelas transações que não seriam concluídas no curto prazo.

O projeto segue para segunda votação. Sendo aprovado e sancionado, pelo prefeito Rafael Greca, entra em vigor depois de seis meses da publicação da lei no Diário Oficial do Município.

Reportagem: Lorena Pelanda, com informações de assessoria

Avatar

lorena.pelanda

Projeto sugere data de vencimento em destaque nas gôndolas

Projeto sugere data de vencimento em destaque nas gôndolas

Data de vencimento de todos os produtos alimentícios deve ter o mesmo destaque dos preços

Deputados aprovam nova licença para defensores públicos e procuradores

Deputados aprovam nova licença para defensores públicos e procuradores

Textos, que tramitaram em regime de urgência, já passaram por duas votações

Nova Lei da Merenda é aprovada; prefeito deve sancioná-la

Nova Lei da Merenda é aprovada; prefeito deve sancioná-la

Adequação deve garantir que a cidade continue recebendo recursos anuais do Governo Federal

Câmara de Curitiba votará em regime de urgência financiamento popular

Câmara de Curitiba votará em regime de urgência financiamento popular

700 moradias do Programa do Governo Federal serão construídas no Parque do Pinhal e Corbélia