CuritibaGeral

Redução de velocidade reflete na queda de mortes no trânsito

Constatação da Prefeitura traz números de diminuição dos óbitos na cidade

 Redução de velocidade reflete na queda de mortes no trânsito

Foto: Detran PR

A redução gradativa de velocidade nas principais vias de Curitiba é apontada como a principal causa da queda no número de mortes no trânsito. Tendência mundial, a velocidade máxima na cidade é de 50 km/h desde o ano passado. De lá para cá, a média de registro de óbitos nas ruas e avenidas de Curitiba caiu cerca de 60%. Segundo dados da Prefeitura, no ano passado foram 168 mortes contra 51 até este mês.

Para a Superintendente de Trânsito, Rosângela Batistella, a combinação do controle de velocidade e fiscalização refletem nos números.

Desde abril de 2021, Curitiba tem instalado um novo sistema de radares, substituindo equipamentos antigos, alguns dos quais vinham sendo utilizados há mais de duas décadas, por outros mais novos, precisos e também inteligentes. Neste momento, 289 equipamentos estão em funcionamento na cidade e novos devem ser afixados nos próximos meses. Apesar disso, a superintendente garante que o número total de radares no munícipio permanece o mesmo do passado.

Além dos radares e a padronização no limite de velocidade na cidade, Curitiba conta desde 2014 com Vias Calmas – compartilhadas por carros, motos e bicicletas sob um limite de 30 km/h.

Reportagem: Leonardo Gomes.

Avatar

felipe.costa