Reflexo do bloqueio feito pelo Governo Federal, UFPR pode ficar sem dinheiro para pagar contas básicas a partir de setembro

 Reflexo do bloqueio feito pelo Governo Federal, UFPR pode ficar sem dinheiro para pagar contas básicas a partir de setembro

(Foto: divulgação/ UFPR)

(Foto: divulgação/ UFPR)

O reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Marcelo Fonseca, afirmou nesta sexta-feira (09) que caso o governo federal não faça o desbloqueio de 30% do orçamento – que correspondem a R$ 48,3 milhões – contingenciados em maio deste ano, a instituição corre o risco de não honrar os compromissos financeiros a partir do mês de setembro.

Desde a notícia do corte no orçamento, a UFPR opera no limite e precisou adotar medidas restritivas durante o período de férias, como suspensão dos serviços dos Restaurantes Universitários e a redução de solicitações de diárias de natureza acadêmica e institucional. Segundo o reitor, a baliza de gastos para cada mês era de 8%, dentro dos 70% restantes após o bloqueio da administração federal.

No entanto, Ricardo Marcelo fala que, principalmente nos meses de julho e agosto, esse valor foi reduzido para 5% do limite orçamentário.

O reitor ainda fala que caso os recursos não sejam restabelecidos pelo governo federal, a instituição ficará sem dinheiro para pagar contas básicas a partir do próximo mês, como água, luz e contratos terceirizados. De acordo com ele, áreas mais afetadas são as que dependem de insumos, de pesquisas experimentais e materiais de laboratório.

Para 2019, a Universidade Federal do Paraná tem um orçamento total de 161 milhões de reais. Pelo menos 20 milhões, para pagamento de bolsas de estudo a alunos carentes, não foram afetados com o bloqueio do governo federal. Da integralidade da verba para este ano, a instituição já gastou 80 milhões no primeiro semestre, ou seja, sobram para os próximos meses apenas 10 milhões de reais para manter toda a estrutura da Universidade.

Mesmo frente a um cenário financeiro totalmente restrito, o reitor da UFPR ainda acredita em uma mudança orçamentária.

O reitor ainda falou sobre o programa Future-se, proposto pelo Ministério da Educação com o objetivo de aumentar a autonomia administrativa das universidades federais. Como algumas instituiçãos federais do país sofrem com contingenciamentos e alegam que têm suas atividades prejudicadas com os bloqueios de orçamento, a solução apresentada pelo governo é firmar parcerias entre a União, as universidades e as organizações sociais.

Apesar das críticas, Ricardo Marcelo Fonseca assegurou que não existe rejeição à proposta e que a universidade está aberta a novas possibilidades de captação de recursos, desde que seja mantida a autonomia universitária.

Até o dia 15 de agosto, qualquer cidadão pode se cadastrar na consulta pública e fazer sugestões e comentários sobre a ideia que foi apresentada. Depois, o MEC vai compilar as respostas e analisar se fará mudanças no texto. Só então o Future-se será apresentado ao Congresso Nacional – segundo a pasta, sob a forma de um projeto de lei ou de um decreto do Poder Executivo.

Reportagem: Thaissa Martiniuk e Juliana Goss

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem