Política

Reforma da Previdência estadual tem discussão adiada na CCJ

 Reforma da Previdência estadual tem discussão adiada na CCJ

Foto: Josette Leprevost/Alep – Arquivo

(Foto: Josette Leprevost/Alep)

Os deputados que fazem parte da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná pediram vistas da PEC que altera as regras da previdência para os servidores estaduais e o projeto volta a ser analisado amanhã (20) em nova sessão extraordinária. A Proposta de Emenda à Constituição tramita em paralelo a uma lei ordinária que atualiza a legislação estadual que trata das aposentadorias e pensões do quadro de servidores públicos do Paraná, de acordo com as mudanças aprovadas em nível nacional.

Em sua justificativa para um dos pedidos, o deputado Tadeu Veneri (PT) indicou que o projeto não pode ser considerado constitucional na forma como está redigido por “não prever o equilíbrio financeiro e atuarial”. Além disso, segundo o parlamentar, não há um balanço sobre o impacto que as alterações vão acarretar na Paraná Previdência.

Já o líder do governo na Assembleia, deputado Hussein Bakri, do PSD, rebate a informação de que não há um estudo de impacto financeiro na proposta e reafirma que apesar dos pequenos atrasos na análise do projeto a expectativa é que a aprovação seja feita ainda neste ano, antes do início do recesso parlamentar.

Pela manhã,o secretário da Administração e da Previdência, Reinhold Stéphanes, esclareceu alguns pontos do projeto que ainda são objeto de dúvida por parte dos servidores. O secretário defende as alterações com base em um déficit nas contas do Estado para manter a previdência dos empregados. Segundo o governo, até 2022 o número de funcionários públicos estaduais aposentados deve ser maior do que o de ativos.

A alíquota geral e a contribuição de inativos e pensionistas também devem ser ajustadas de acordo com os índices nacionais. Isso porque os Estados não podem aplicar alíquota inferior ao valor nacional. Dessa forma, segundo o secretário, a alíquota estadual que atualmente é de 11% passará a ser de 14%.

Entre as principais alterações está a determinação da idade mínima para os servidores do Estado pedirem aposentadoria. Os homens poderão solicitar o benefício a partir dos 65 anos e as mulheres a partir dos 62, desde que tenham pelo menos 25 anos de contribuição e tenham cumprido o prazo mínimo de 10 anos no serviço público e cinco no cargo efetivo.

Reportagem: Thaissa Martiniuk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

De acordo com a nova lei, o ITCMD vai passar a ter alíquota progressiva

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Estudo aponta que 87% dos senadores eleitos no estado tem vínculo antigo com a política

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

Em entrevista à BandNews FM, prefeito diz querer cuidar da Região Metropolitana de Curitiba

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

A proposta discute os valores éticos para o uso da tecnologia