Política

Reforma trabalhista: como votaram os senadores paranaenses

 Reforma trabalhista: como votaram os senadores paranaenses

(Foto: Divulgação / Amapar)

(Foto: Divulgação / Amapar)

Os três senadores do Paraná votaram contra o texto-base da reforma trabalhista, aprovada nessa terça-feira (11) por 50 votos a 26. O que não significa que eles pensem igual.

A senadora petista Gleisi Hoffmann, por exemplo, foi uma das protagonistas do protesto que atrasou a votação em mais de seis horas. Ela e as senadoras Fátima Bezerra, do PT do Rio Grande do Norte, Vanessa Graziotin, do PCdoB do Amazonas, Regina Sousa, do PT do Piauí, e Lídice da Mata, do PSB da Bahia, ocuparam a mesa diretora e a confusão foi tanta que o presidente do Senado, Eunício Oliveira, do PMDB do Ceará, suspendeu a sessão.

Elas tomaram os assentos assim que a sessão foi aberta, por volta das 11 horas da manhã, antes de o presidente da Casa chegar. Pelas regras, qualquer senador pode abrir uma sessão desde que haja quórum. E foi isso que as oposicionistas fizeram.

Contrárias à reforma, elas aproveitaram a primeira hora da sessão para passar a palavra a outros parlamentares que criticavam a proposta do governo. O grupo se recusou a desocupar os lugares por horas a fio e, mais tarde, a senadora Kátia Abreu, do PMDB do Tocantins, se juntou à manifestação. Os trabalhos só foram retomados no fim da tarde.

A BandNews tentou, mas não conseguiu contato com a senadora paranaense na manhã desta quarta (12). Ontem, com a palavra, ela reclamou da pressa em aprovar o texto.

O senador Álvaro Dias, do Podemos do Paraná, não aderiu ao ato, mas também votou contra a reforma. Nós também não conseguimos contato com ele hoje, mas ontem ele criticou duramente a postura das senadoras que ocuparam a mesa do Plenário.

O senador Roberto Requião, do PMDB paranaense e também contrário à reforma, se manifestou pelas redes sociais. Ele admitiu que a Legislação precisa de algumas mudanças e exemplificou com o que chamou de “indústria das ações trabalhistas”, mas disse que.

Além dos parlamentares que votaram contra e a favor, houve uma abstenção, três ausências e o presidente do Senado não votou porque isso só aconteceria em caso de empate.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Lei que garante direito a acompanhante em exames é sancionada

Lei que garante direito a acompanhante em exames é sancionada

Até 9 de julho, hospitais, consultórios, entre outros, terão que se adaptar à norma

Silvio Barros lidera pesquisa para prefeitura de Maringá

Silvio Barros lidera pesquisa para prefeitura de Maringá

Político do PP alcança 48% das intenções de voto, segundo levantamento do Paraná Pesquisas

Projeto sugere data de vencimento em destaque nas gôndolas

Projeto sugere data de vencimento em destaque nas gôndolas

Data de vencimento de todos os produtos alimentícios deve ter o mesmo destaque dos preços