Regras sobre táxi-náutico são debatidas em reunião na Capitania dos Portos do Paraná

 Regras sobre táxi-náutico são debatidas em reunião na Capitania dos Portos do Paraná

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação/ Capitania dos Portos)

As prefeituras do litoral devem elaborar um documento indicando as regras para embarcações de transporte de cargas e de passageiros, popularmente conhecidos como “táxi-náuticos”. O material também deve orientar sobre a atracação dessas embarcações menores nas áreas de trapiche. As regras foram debatidas numa reunião na última semana entre a Capitania dos Portos do Paraná e a Cooperativa dos Transportadores Náuticos Autônomos da Ilha do Mel.

O chefe do Departamento de Segurança do Tráfego Aquaviário da Capitania dos Portos, 1° Tenente Fabiano Cecílio da Silva, diz que é necessário que as embarcações estejam devidamente classificadas de acordo com o tipo de transporte.

De acordo com Fabiano, a Capitania realiza abordagens periodicamente e notifica as embarcações irregulares.

Fabiano conta que um estudo técnico com foco na segurança da navegação, seja do transporte de passageiros ou de cargas, tramita na Capitania dos Portos.

As embarcações que queiram ter título de inscrição como transporte de passageiros ou de cargas precisam ter laudos assinados por um engenheiro naval. A vistoria e emissão de certificado é feito pela Capitania dos Portos do Paraná.

Reportagem: Fábio Kiil

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem