ParanáGeral

Reitor emérito da PUCPR, Irmão Clemente morre aos 81 anos

Ele será sepultado nesta segunda-feira no Cemitério Pedro Fuss, em São José dos Pinhais

 Reitor emérito da PUCPR, Irmão Clemente morre aos 81 anos

Foto: Arquivo Unisalesiano

Será sepultado nesta segunda-feira (30) o corpo do reitor emérito da PUCPR, Irmão Clemente Ivo Juliatto. Ele morreu neste domingo (29), aos 81 anos de idade, em decorrência de falência múltipla de órgãos, de acordo com o comunicado oficial da instituição. As aulas na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em todos os cursos e modalidades, foram suspensas nesta segunda-feira (30). A reitoria decretou luto oficial de três dias.

Irmão Clemente Ivo Juliatto nasceu em 16 de agosto de 1940, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Formou-se em Matemática pela UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) e em Pedagogia pela PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul).

O professor foi reitor da PUCPR durante 16 anos, sucedendo Osvaldo Arns e Euro Brandão. Em nota, a instituição afirma que Irmão Clemente conduziu a universidade com prudência, determinação, liderança e inovação, qualidades que o ajudaram a colocar a PUC em destaque no cenário educacional.

Antes de assumir a reitoria, lecionou em colégios maristas de São Paulo, Ribeirão Preto e Uberaba. Também dirigiu o Colégio Marista de Londrina, no norte do Paraná, além de ter atuado como professor convidado em mestrados de Administração e Educação.

A PUCPR também destacou as capacidades de articulação, apoio e liderança exercidas em vida por Irmão Clemente. Em nota, a instituição apontou que essas características o fizeram ser chamado como conferencista em diversos congressos sobre Educação no Brasil e no exterior, além de render convites para dirigir associações nacionais e internacionais.

Reportagem: Angelo Sfair.

Avatar

felipe.costa

Governo alerta para tentativas de golpe com guias do IPVA

Governo alerta para tentativas de golpe com guias do IPVA

Paraná recebe, em média, 20 denúncias por semana

Receita libera consulta a lote residual do IR 2023

Receita libera consulta a lote residual do IR 2023

Mais de 21 mil paranaenses estão contemplados nesta etapa