Reitoria da UFPR descarta possibilidade de suspensão de vestibular 2019/2020

 Reitoria da UFPR descarta possibilidade de suspensão de vestibular 2019/2020

(Foto: divulgação/ UFPR)

(Foto: divulgação/ UFPR)

A reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) descartou a possibilidade de suspensão do vestibular para o ano letivo de 2020, recomendada pelos professores da instituição. Os docentes tomaram a decisão durante assembleia da Associação dos Professores (APUFPR), na tarde desta terça-feira (10), apontando a falta de verbas de custeio, pesquisa e extensão das universidades federais que sofreram contingenciamento de 30% desde maio. Os professores também aprovaram indicativos de greve por tempo indeterminado e uma paralisação de 48 horas. Essas recomendações, no entanto, estão sujeitas à definição do Sindicato Nacional.

Segundo o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, a aplicação das provas está mantida.

A UFPR sofreu uma perda de R$ 48,3 milhões com o anúncio do contingenciamento de 30% dos recursos feito pelo Ministério da Educação.

Desde quando a suspensão dos repasses foi anunciada, a reitoria da UFPR se posicionou dizendo que a medida poderia comprometer o funcionamento da Universidade e que corria o risco de não honrar os compromissos financeiros a partir do mês de setembro.

Segundo o reitor, as contas da instituição estão em dia, mas caso os repasses não sejam liberados os problemas financeiros devem ser sentidos a parti de outubro.

As inscrições para o vestibular 2019/2020 da UFPR terminaram às 17 horas desta terça. Ao todo, a UFPR ofereceu 5.660 vagas em 129 opções de cursos e turnos de graduação. Pelo Sistema de Seleção Unificado (SiSU) serão disponibilizadas 1.298 vagas. A 1ª fase do vestibular, com provas de conhecimentos gerais, está marcada para o dia 27 de outubro. Os estudantes que passarem para a 2ª etapa vão fazer as provas de compreensão e produção de texto e as questões específicas nos dias 24 e 25 de novembro.

Reportagem: Ana Flavia Silva

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem