PolíticaGeral

Renato Freitas tem mandato cassado na CMC em primeiro turno

Por 25 votos a 7, vereadores decidiram pela perda de mandato de Renato Freitas (PT)

 Renato Freitas tem mandato cassado na CMC em primeiro turno

Foto: reprodução/Facebook

Por 25 votos a 7, os vereadores de Curitiba decidiram pela perda de mandato de Renato Freitas (PT). A maioria dos parlamentares concordou com o entendimento do Conselho de Ética de que Freitas quebrou o decoro ao participar de uma manifestação na Igreja do Rosário, em fevereiro.

A decisão ocorreu em primeiro turno e a discussão retorna à Câmara nesta quarta-feira (22) para ser sacramentada. Se o resultado voltar a ser favorável para cassação, Freitas perde o mandato em definitivo e o suplente é convocado para ocupar o cargo.

Tanto Renato Freitas quanto a defesa dele não compareceram à votação. Os advogados argumentaram que a realização do julgamento foi ilegal, uma vez que não seguiu os prazos regimentares, a partir da notificação.

Segundo o presidente da Câmara, Tico Kuzma (Pros), o legislativo seguiu todas as regras e não existe possibilidade de deslegitimar a decisão do plenário.

O processo

No mês passado, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Casa entendeu que Freitas perturbou culto religioso e realizou ato político dentro da Igreja do Rosário, sendo punível com a perda do mandato.

No colegiado, prevaleceu a opinião do relator, vereador Sidnei Toaldo (Patriota), por 5 votos a 2. Ele indicou a cassação do mandato de Renato Freitas – alvo de cinco representações na Casa – por entender que o parlamentar, no dia 5 de fevereiro, exerceu “certa liderança” em um ato contra o racismo, do lado de fora da Igreja Nossa Senhora do Rosário, que terminou com a entrada dos manifestantes no templo. Na ocasião, Freitas protestava contra os assassinatos do congolês Moïse Kabagambe e de Durval Teófilo Filho, no Rio de Janeiro.

O parecer do relator venceu a proposta de uma pena mais branda (suspensão do mandato por 6 meses), sugerida por Dalton Borba (PDT), de suspensão do mandato, assim como o pedido de Maria Leticia (PV) pelo arquivamento do caso.

O procedimento que investigou Freitas foi aprovado em 21 de março. Ao todo, foram pelo menos três sessões de oitivas, que ouviu 11 testemunhas.

No mês passado, o Legislativo chegou a marcar o julgamento, porém, foi impedido pela Justiça até que a Corregedoria da Casa concluísse as apurações relacionadas a um e-mail racista que Freitas havia recebido do endereço eletrônico de outro vereador, Sidnei Toaldo (Patriota). O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) concluiu que o remetente da mensagem foi fraudado. Na segunda-feira (6), a juíza Patricia Bergonse acolheu os resultados e entendeu que não existia motivo para manter o julgamento suspenso. A Câmara então marcou a sessão para esta terça (21) e quarta (22).

O que diz a defesa?

Diante da cassação decidida pela maioria dos vereadores nesta terça (21), o advogado de Freitas, Guilherme Gonçalves, afirmou à BandNews FM que vai entrar com um mandado de segurança pedindo a nulidade da votação.

No entendimento da defesa, a convocação do julgamento não seguiu o regimento interno da Câmara e nem decreto que exige prazo mínimo de 24 horas para a realização de qualquer ato, como um julgamento. Além disso, o advogado alega que a Câmara intitulou o júri como uma “sessão especial” – termo inexiste na Lei Orgânica do Município.

O projeto que pede a cassação de Renato Freitas volta a ser votado nesta quarta-feira (22) às 15h30 pelo plenário da Câmara.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

De acordo com a nova lei, o ITCMD vai passar a ter alíquota progressiva

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Estudo aponta que 87% dos senadores eleitos no estado tem vínculo antigo com a política

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

Em entrevista à BandNews FM, prefeito diz querer cuidar da Região Metropolitana de Curitiba

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

A proposta discute os valores éticos para o uso da tecnologia