COLUNAS

Colunistas // Band News Curitiba - 96,3 FM

Avatar
 Repense BandNews: Arborização Urbana

Foto: Jaelson Lucas/SMCS(arquivo)

Foto: Jaelson Lucas/SMCS(arquivo)

Elas oferecem sombra e ar fresco. Colorem as paisagens, com o verde das folhas, mas também o amarelo, rosa, lilás e tantos outros tons das flores que contrastam com o céu cinza da capital paranaense. Mas os benefícios das árvores nas áreas urbanas vão muito além da beleza nas ruas e da ajuda pelo equilíbrio da qualidade do ar que respiramos. Elas também interferem na temperatura ambiente e fazem parte de um grande ciclo sustentável.

É isso que o projeto Mãozinha Verde, idealizado pelos arquitetos urbanistas Bettina Pansera e Gilmar de Lima, busca propagar.

A iniciativa surgiu em 2015 com a intenção de promover ações pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU. Ele é baseado em cinco eixos: água, energia, urbanismo, agroecologia e aspectos socioambientais.

Para isso, o projeto faz rodas de conversa, eventos que chamam a atenção para a causa ambiental e também colocam as mãos na terra.

Na busca por uma cidade cada vez mais verde, Curitiba mantém um horto focado em cultivar mudas de árvores que abastecem a cidade. O Horto da Barreirinha produz cerca de 100 espécies diferentes, que são plantadas de acordo com a região e o local, considerando aspectos como a tubulação por baixo da terra e a fiação elétrica.

É o que explica o técnico Roberto Salgueiro.

Mais do que cultivar as mudas, o trabalho dos profissionais do horto é também manter a saúde das plantas. Por isso é fundamental a pesquisa antes do plantio.

Todo esse cuidado coloca Curitiba em quinto lugar no ranking das cidades mais arborizadas do país. Com cerca de 320 mil árvores plantadas em vias públicas, a capital paranaense tem 76,4% dos canteiros e calçadas arborizadas.

Reportagem: Ana Flavia Silva

Foto: Daniel Castellano / SMCS

 

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.