Representantes do BRICS estão em Curitiba para debates sobre o desempenho das aduanas

 Representantes do BRICS estão em Curitiba para debates sobre o desempenho das aduanas

Foto: divulgação/Prefeitura de Curitiba

Foto: divulgação/Prefeitura de Curitiba

Integrantes do grupo internacional BRICS formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul estão reunidos em Curitiba até sexta-feira (19), no Complexo Imap Barigui. A capital já foi sede do encontro dos sherpas, que são os representantes mais importantes da equipe no mês de março. Agora, conecta especialistas aduaneiros dos cinco países. A reunião desta semana é organizada pela Receita Federal em conjunto com a Prefeitura de Curitiba e é mais uma fase preparatória para a 11ª Reunião de Cúpula do BRICS, que vai acontecer em Brasília, nos dias 13 e 14 de novembro.

A intenção é melhorar o desempenho das aduanas o que deve  auxiliar também o fluxo comercial entres os países membros, bem como o combate ao narcotráfico e contrabando de mercadorias. As relações comerciais do Brasil com os demais países do BRICS são fundamentais para a economia local.

A soja, por exemplo, que lidera a produção agrícola do Paraná, é o principal produto exportado aos parceiros do grupo. Os países do BRICS são o destino de quase 31% das exportações brasileiras e cerca de 24% das importações nacionais vêm de Rússia, Índia, China e África do Sul. O valor dos bens comprados por esses países somou mais de US$ 73 bilhões em 2018.

Reportagem: Juliana Goss

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem