CuritibaGeral

Representes da Guarda Municipal formalizam criação de consórcio

Com a parceria será possível captar mais recursos de convênios e emendas parlamentares

 Representes da Guarda Municipal formalizam criação de consórcio

Foto: divulgação/Guarda Municipal

Representantes do Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais da Região Metropolitana vieram a Curitiba, nesta quinta-feira (11), para conhecer o projeto Muralha Digital. Eles visitaram o Centro de Controle Operacional (CCO) onde chegam, em tempo real, as imagens que são captadas por câmeras de monitoramento instaladas em pontos estratégicos da cidade, como a rodoferroviária, escolas municipais e inclusive cemitérios. Equipamentos modernos que contam com visão térmica e reconhecimento facial.

Nestes locais, o município registra redução de até 40% no número de crimes. O projeto recentemente foi ampliado, com a chegada das body cams, usadas pelos guardas nos uniformes. Além de conhecer como o sistema de monitoramento funciona e os resultados que tem apresentado, os participantes discutiram a formação do COIN, um consórcio que visa o fortalecimento da Guarda Municipal de Curitiba e de outras nove cidades da Região Metropolitana. Com a parceria será possível captar mais recursos de convênios e emendas parlamentares que vão permitir às corporações investimentos em armamento, viaturas e coletes.

Os dez municípios firmaram um protocolo de intenções em 2017 e de acordo com a assessora do gabinete do prefeito Rafael Greca, Cibele Fernandes Dias, os trâmites estão em fase final e obedecem rigorosamente a legislação vigente. Na visita desta semana os representantes se reuniram para discutir o andamento do processo do registro e a formalização do consórcio, que terá como sede o município de Curitiba, junto à Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito. Idealizado e liderado por Curitiba, o COIN será coordenado pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI) Municipal.

 Reportagem: Vanessa Fontanella

Avatar

mariane.abreu

MON tem oficina fotográfica para jovens autistas em abril

MON tem oficina fotográfica para jovens autistas em abril

A atividade é gratuita e direcionada para jovens a partir de 14 anos

Trabalhador passa por apuros em prédio no bairro Bigorrilho

Trabalhador passa por apuros em prédio no bairro Bigorrilho

No dia 24 de março, o MP denunciou outro morador de Curitiba por tentativa de