Responsáveis por alunos da Rede Estadual terão que assinar um termo de ciência para retomada das aulas presenciais

 Responsáveis por alunos da Rede Estadual terão que assinar um termo de ciência para retomada das aulas presenciais

Foto: Hedeson Alves/ANPr

Pais e responsáveis que optarem pelo retorno presencial das aulas no Paraná, previsto para setembro, deverão assinar um termo de ciência, se comprometendo a seguirem as regras de prevenção ao coronavírus, assim como os estudantes. O documento faz parte do protocolo para retorno das atividades presenciais, divulgado oficialmente neste sábado (1º), pela Secretaria Estadual da Educação e Esporte (Seed).

Entre os itens listados no termo, está o compromisso que a família do estudante deve ter em entrar em contato com a escola caso o aluno apresente sintomas da Covid-19. Além disso, caso o estudante seja contaminado com o coronavírus, todos os membros da família deverão ficar em isolamento.

Conforme o diretor-geral da Seed, Gláucio Dias, o termo é necessário para que os pais se comprometam a não encaminharem os estudantes doentes para dentro das escolas, evitando um possível contágio coletivo.

O protocolo de retomada das aulas presenciais não estabelece uma data específica de retorno, mas projeta que deve ocorrer em setembro, mediante aval da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O retorno será feito de forma híbrida. Ou seja, as aulas remotas devem continuar diárias, no ambiente virtual, enquanto as atividades presenciais acontecerão de forma escalonada, com os estudantes divididos em grupos.

Para o microempreendedor Hilo (ILO) Pereira, a volta das aulas presenciais poderia ser feita mais adiante, em um momento em que haja queda no número de casos do coronavírus. Ele relata preocupação quanto ao transporte dos alunos.

Conforme o protocolo, os veículos de transporte escolar deverão reforçar as medidas de higienização no interior dos automóveis e do sistema de ar condicionado, respeitando o limite de ocupação de 50% da capacidade, sendo obrigatório o uso de máscaras, por todos os integrantes do veículo, durante todo o trajeto, devendo, ainda, as mochilas, serem higienizadas no momento da retirada do veículo, antes da entrega para a criança, professor ou pais ou responsáveis. Além disso, os veículos deverão manter as janelas abertas, evitando o uso de ar condicionado e os bancos deverão ser marcados para não utilização a fim de manter o distanciamento.

O comerciante Murilo França também é contra o retorno das atividades presenciais, mesmo com os cuidados estabelecidos pelo protocolo. Para ele, a filha, 12 anos, não voltará a sala de aula enquanto não existir uma vacina para a Covid-19.

De acordo com a Secretaria da Educação, os pais e os estudantes deverão ser consultados, para avaliar se o modelo de retomada proposto é seguro. A orientação é para que as escolas particulares façam a mesma consulta.

Conforme o protocolo, o modelo híbrido e escalonado funcionará da seguinte forma: os estudantes serão divididos em grupos de revezamento. Durante uma semana, parte dos estudantes realiza as atividades presenciais, enquanto os demais continuam a assistir às aulas remotas, pela TV ou pela internet. Na semana seguinte, os grupos se invertem: quem estava em casa volta para a escola; quem estava na escola volta para casa. Voltariam, em um primeiro momento, os alunos do 3º ano do Ensino Médio e 9º ano do Ensino Fundamental. Posteriormente, os que estão no Ensino Médio. Na sequência, os alunos do Ensino Fundamental. E, por fim, os estudantes da Educação Infantil.

Para a empresária Luciana Amorim, que tem dois filhos, de 5 e 7 anos, a retomada das atividades presenciais é compreensível e pode ser adotada em situações específicas.

Entre os compromissos estabelecidos pelo protocolo da secretaria está que as escolas devem evitar ao máximo as aglomerações e redobrar os cuidados com a higiene. As carteiras devem estar dispostas a, no mínimo, um metro e meio de distância entre eles. Os horários de intervalo e recreio devem ser escalonados. Cada turma faz a pausa em um horário diferente. Da mesma forma, os horários para ir ao banheiro. Pelo protocolo, alunos e funcionários com temperatura corporal acima de 37º serão obrigados a voltar para casa. As aferições devem ser feitas na entrada das escolas.

Reportagem: Leonardo Gomes/Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem