Resultado do SiSU é divulgado nesta terça-feira; 10 mil vagas são oferecidas no Paraná

 Resultado do SiSU é divulgado nesta terça-feira; 10 mil vagas são oferecidas no Paraná

Foto: divulgação/EBC

É divulgado nesta terça, (22) o resultado do SiSU, o Sistema de Seleção Unificada. O programa do governo federal utiliza a nota do Enem 2021 para distribuir vagas no Ensino Superior. Sete universidades federais e estaduais do Paraná oferecem mais de 10 mil vagas em 35 cidades diferentes. Para os aprovados na primeira fase, o prazo para realizar a matrícula abre AMANHÃ (23).

Para muitos candidatos, a entrada no Ensino Superior encerra um ciclo de muito estudo e dedicação. A curitibana Aline Marques, de 17 anos, aluna do Curso e Colégio Acesso, superou a dificuldade em fazer redações e conseguiu uma nota de 980 no Enem 2021, uma das mais altas do país. No SiSU, ela se candidatou para o curso de Medicina na FURG (Universidade Federal do Rio Grande) e para Nutrição na UFPR (Universidade Federal do Paraná):

Todo o processo é feito pela internet. O estudante que fez o Enem 2021, não zerou a redação e se inscreveu no SiSU dentro do prazo, encerrado na última sexta-feira (18), agora deve consultar o resultado no boletim do candidato. As informações também podem ser consultadas na página do SiSU na internet, nas instituições de Ensino Superior participantes ou na Central de Atendimento do Ministério da Educação (0800-61-61-61).

O prazo realizar a matrícula varia dependendo da instituição de ensino. Dessa forma, cabe ao candidato realizar a inscrição dentro do período estabelecido. Quem não for aprovado na primeira fase pode se inscrever na lista de espera. Nesse caso, o candidato precisa obrigatoriamente manifestar formalmente o interesse, pelo boletim do SiSU, até o dia 8 de março.

Mais da metade das vagas disponíveis no Paraná pelo SiSU é oferecida por universidades federais. São quase 4 mil e quatrocentas vagas na UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) e pouco mais de duas mil na UFPR (Universidade Federal do Paraná). Outras cinco universidades estaduais oferecem entre trezentas e mil e quinhentas vagas.

As oportunidades estão disponíveis na Unespar (Universidade Estadual do Paraná), Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste), UEM (Universidade Estadual de Maringá), UEL (Universidade Estadual de Londrina) e UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná).

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem